12 mil alunos no programa QualificaDF

A ação, encabeçada pela Secretaria de Trabalho, formará sua primeira turma em 30 de junho

Os alunos do programa de capacitação QualificaDF participaram do workshop Marcando pontos em sua carreira na manhã deste sábado (21). O evento, realizado no ginásio Nilson Nelson, contou com palestra de grandes nomes do esporte, como o ex-lutador de MMA Rodrigo “Minotauro” Nogueira e a ex-jogadora de basquete Hortência. 12 mil alunos participam da primeira turma do programa.

“O projeto de qualificação profissional é uma das nossas principais bandeiras. Teremos 24 mil alunos no QualificaDF e outros 10 mil alunos no RenovaDF, mais voltado para a construção civil” Governador Ibaneis Rocha

“O projeto de qualificação profissional é uma das nossas principais bandeiras. Teremos 24 mil alunos no QualificaDF e outros 10 mil alunos no RenovaDF, mais voltado para a construção civil”, ressaltou o governador Ibaneis Rocha, após assistir às palestras. “O governo não gera emprego, quem gera emprego é empresário. Mas a mão de obra tem que estar qualificada para isso”, completou.

A formatura da primeira turma do QualificaDF, uma iniciativa da Secretaria de Trabalho em parceria com a empresa de capacitação Praxis, será no dia 30 de junho. São 50 opções de cursos voltados para vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde.

Alunos do QualificaDF participaram de workshop neste sábado (21), no ginásio Nilson Nelson | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Aluna do QualificaDF, a dona de casa Marize Nádia Teodoro, 57 anos, vê no programa a chance de alcançar a independência financeira. “Eu sempre quis ensinar outras pessoas a cozinhar, mas me faltava mais conhecimento”, conta a estudante do curso de panificação e confeitaria. “Agora que aprendi a parte técnica, já posso montar a minha escola”.

“Eu sempre quis ensinar outras pessoas a cozinhar, mas me faltava mais conhecimento. Agora que aprendi a parte técnica, já posso montar a minha escola” Marize Nádia Teodoro, aluna do QualificaDF

Os alunos do programa QualificaDF recebem uniforme, auxílio transporte, lanche diário, seguro contra acidentes pessoais e certificado autenticado pela entidade qualificadora e pela Secretaria de Trabalho. Além disso, ganham um kit educativo composto de apostila, caderno com 96 folhas, caneta esferográfica, borracha, lápis e pasta plástica com elástico.

De acordo com o secretário de Trabalho, Thales Mendes, a escolha das áreas foi feita com base em muita pesquisa. “Ouvimos os empresários para saber quais eram as principais demandas. A ideia era fazer um pacote de qualificação profissional voltado para vagas que já existem no mercado de trabalho”, comentou Thales.

 

“Eu venho do setor produtivo e uma das coisas que mais me entusiasma é a questão da qualificação profissional e da geração de empregos”, observou o deputado Robério Negreiros. “Agradeço imensamente ao Ibaneis por ter investido nesse programa”.

O deputado Rafael Prudente destacou a grandiosidade do QualificaDF. “Temos o maior programa de qualificação profissional do Brasil em andamento”, afirmou. “Espero que logo após esse curso todos vocês tenham oportunidade de trabalho com carteira assinada”.

A deputada Celina Leão apontou que a população do DF quer ter dignidade e trabalho para quitar as contas no final do mês. “O QualificaDF realmente ajuda as pessoas a se capacitarem profissionalmente”, avaliou. A deputada federal Flávia Arruda reforçou a importância do programa. “Sem qualificação não há oportunidade de emprego”, pontuou.