Pesquisar
Close this search box.

Acordo promove capacitação sobre manejo sustentável de abelhas sem ferrão

Como identificar diferentes abelhas, fazer o manejo e o transporte correto de forma segura

Como identificar diferentes abelhas, fazer o manejo e o transporte correto de forma segura e com o mínimo impacto ambiental: esse foi o tema de uma oficina realizada pela Emater-DF a trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). ‌O encontro marcou o início de um acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos e teve como objetivo capacitar os empregados que trabalham com podas preventivas de árvores que possam conter colmeias sem oferecer risco aos funcionários ou à população.

A atividade, composta de parte teórica e prática, ocorreu nesta quinta-feira (28) no Viveiro II da Novcap, no Setor de Oficinas Norte. De acordo com o extensionista rural Carlos Moraes, do Escritório Especializado em Agricultura Orgânica e Agroecologia (Esorg) da Emater-DF, as abelhas — tanto as variedades com ferrão quanto as sem ferrão — habitam troncos de árvores e, conforme as espécies, na parte mais alta da planta ou no chão, próximo à raiz.

“Se forem insetos como a europeia ou africana, o risco ao trabalhador é imediato. Já as espécies sem ferrão podem ser preservadas, desde que se faça o recolhimento e o transporte correto”, explica Moraes.

Para ele, o treinamento tem o propósito de instruir sobre como manejar corretamente as colônias encontradas, com o intuito de transferi-las para ambientes seguros, evitando assim o extermínio desses importantes polinizadores.

Fiscal de manutenção arbórea da Novacap, Clóvis Araújo Fernando elogiou a ação. “O projeto proposto é relevante para nós, técnicos, e é vital entender que nem todas as árvores com abelhas são riscos. Estamos comprometidos em identificar e preservar, agindo quando necessário. Acredito que nosso trabalho será um exemplo para outros órgãos em Brasília”, disse.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.