Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Agita Brasília
  • INÍCIO
  • FESTAS E SHOWS
  • DISTRITO FEDERAL
  • GASTRONOMIA
  • TURISMO
    • ECOTURISMO
    • HOTÉIS
    • MOTÉIS
    • PONTOS TURISTICOS
    • SHOPPINGS
  • ESPORTES
Aa
Aa
Agita Brasília
  • Notícias
  • Festas e Shows
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Distrito Federal
  • Festas e Shows
  • Gastronomia
  • Esportes
  • Brasil
  • Política
  • Turismo
Siga-nos
  • Advertise
Agita Brasília > Distrito Federal > Adora iluminar a casa com decoração de Natal? Veja dicas de segurança
Distrito Federal

Adora iluminar a casa com decoração de Natal? Veja dicas de segurança

Última atualização: 7 de dezembro de 2022 11:15
Por Publicado 7 de dezembro de 2022
COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
- Publicidade -

Natal é tempo de celebração. Para enfeitar a casa, nesta época do ano, o uso de lâmpadas, pisca-pisca e até mesmo velas é um velho hábito do brasileiro. É ainda uma forma de dar brilho à tão esperada árvore natalina. Para que tudo ocorra com segurança e não estrague a festa, são necessários alguns cuidados recomendados pelo Corpo de Bombeiros e pela Neoenergia Brasília.

Cuidado ao manusear o pisca-pisca se ele estiver ligado na tomada e atenção redobrada para não deixar crianças ou animais domésticos perto desses equipamentos | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O mau uso desses equipamentos pode levar a curtos-circuitos, choques elétricos e princípio de incêndios em residências. É preciso atenção, por exemplo, ao ligar diversos itens de decoração na mesma tomada.

“Não recomendamos o uso dos benjamins. O ideal é o filtro de linha, a chamada régua de energia”, explica o gerente de processos da concessionária de energia, Arthur Franklin. “O benjamin não tem nenhum tipo de proteção contra curto-circuito, diferentemente do filtro, que possui um fusível”, diz.

- Publicidade -
Ad image

“Muitas vezes, no momento dos festejos, os adultos ficam dispersos e aí é que acontecem os acidentes, com os pequenos ou com animais de estimação”
Helio Marçal, capitão do Corpo de Bombeiros

Outra dica providencial, lembra Franklin, é não manusear o pisca-pisca se ele estiver ligado na tomada, sob risco de levar aquele choque. “É o mesmo cuidado que temos, por sinal, com um ferro de passar roupa ou uma TV”. E também nunca colocar a iluminação próxima de itens inflamáveis como cortinas, papelões e outros.

Já o Corpo de Bombeiros faz outro alerta: desligue a iluminação ao sair de casa ou durante o período do sono da madrugada. Além disso, muito cuidado com as velas. “Velas devem ser usadas em suportes próprios ou em cima de um pires ou de um pratinho. E devemos mantê-las grudadas à superfície. Vale lembrar que as crianças devem estar distante das velas, pois o perigo é grande”, explica o capitão Helio Marçal.

Segundo ele, a corporação costuma atender ocorrências envolvendo menores que causam incêndios em casas, a partir de brincadeiras com esses objetos.

Arte: Agência Brasília

Para que as festas natalinas transcorram com tranquilidade, a recomendação é “ficar ligado” quando se tem luzes pela casa. “Muitas vezes, no momento dos festejos, os adultos ficam dispersos e aí é que acontecem os acidentes, com os pequenos ou com animais de estimação”, pontua o militar. “Então, é melhor prevenir e não permitir que um momento de celebração vire tragédia”, finaliza Marçal.

The post Adora iluminar a casa com decoração de Natal? Veja dicas de segurança appeared first on Agência Brasília.

Você pode gostar também

Fazenda publica calendário do Simples Candango para 2016

Comércio do DF registrou oitava queda consecutiva nas vendas em novembro

Caixa de Pandora: O vídeo que pode inocentar Arruda e outros réus

O retorno da TV Distrital e rádio, na Câmara Legislativa do DF

Cantor Jorge será pai

- Publicidade -
7 de dezembro de 2022
COMPARTILHAR
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copiar Link Imprimir
COMPARTILHAR
Notícia Anterior Aprendizagem com pets muda rotina de estudos de alunos no Paranoá
Próxima Notícia Veja dicas de segurança para iluminar a casa no Natal
Deixe sua opnião Deixe sua opnião

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Publicidade -

Últimas Notícias

Vem aí a terceira edição do ‘Almanaque do Fogo’
Distrito Federal 4 de junho de 2023
Primeiro edital do Programa Mata Atlântica tem inscrições até dia 27
Primeiro edital do Programa Mata Atlântica tem inscrições até dia 27
Brasil 4 de junho de 2023
Repressão a manifestações ganhou força após 2013
Repressão a manifestações ganhou força após 2013
Brasil 4 de junho de 2023
Transporte teve menos reajustes, mas gargalos continuam após 2013
Transporte teve menos reajustes, mas gargalos continuam após 2013
Brasil 4 de junho de 2023
Cenário de revolta e insatisfação social ajudou a compor junho de 2013
Cenário de revolta e insatisfação social ajudou a compor junho de 2013
Brasil 4 de junho de 2023
- Publicidade -
Ad image
//

Portal de notícias completo de Brasília com dicas de festas e shows, reunidos em um só lugar. com agenda cultural e gastronomia em Brasília.

Agita Brasília
Siga-nos

© 2012- 2023 Agita Brasília, Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Messias Santos

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?