Alerta: chuvas e período nublado devem durar até o final da semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na última segunda-feira (28), o alerta amarelo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na última segunda-feira (28), o alerta amarelo que sinaliza risco de chuvas intensas em todo o Distrito Federal. O volume de águas pode chegar a 50 milímetros em 24 horas, com ventos de até 60 km/h.

A princípio, o alerta era até terça-feira (29), mas a previsão continua até esta quinta (31) e deixa a população atenta para atuar de maneira preventiva.

De acordo com o coordenador de Gestão de Riscos de Desastres da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, Pedro Aníbal, o DF não está, de fato, no período chuvoso e, a partir do fim de semana, o sol e altas temperaturas devem retornar.

Nesse período de chuvas e ventos fortes, há ocorrências de desabamento de forro das casas e quedas de árvores. Para evitar esse transtorno, recomenda-se limpar os telhados, desobstruir as calhas e podar ou cortar árvores com risco de queda. Também é aconselhável reforçar muros e paredes pouco confiáveis, além de estar atento à drenagem dos terrenos.

Para quem anda nas ruas na hora de chuvas intensas, deve-se observar se há bueiros, ralos e esgotos, checando se estão desobstruídos e com grade de proteção adequada para evitar acidentes.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.