Pesquisar
Close this search box.

Alerta! Inscrições para os centros de línguas acabam nesta terça (19)

As inscrições estão abertas para alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental,


As inscrições estão abertas para alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, incluindo estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal interessados em aprender ou se aprofundar em um outro idioma têm até esta terça-feira (19) para se inscrever gratuitamente nos cursos de inglês, espanhol, francês e japonês ofertados nos centros interescolares de línguas (CILs). Para concorrer a uma das chances, basta preencher o formulário no site.

As inscrições estão abertas para alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, incluindo estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os candidatos poderão escolher até quatro unidades do CIL e quatro opções de idioma para o turno contrário ao da matrícula da unidade escolar de origem. As vagas são para o primeiro semestre de 2024.

“É uma oferta singular para os estudantes da rede pública. Entendemos que o programa de educação bilíngue amplia as visões e melhora as perspectivas do mercado de trabalho. O nosso foco é a proficiência da língua e a interculturalidade”, define o gerente da Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte, Hamilton Cavalcante Martins.

Há dois formatos de currículos nos CILs. Um voltado para os alunos que iniciam os cursos a partir do 6º ano. Esses seguem estudando até atingirem o 2º ano do ensino médio, tendo os dois primeiros semestres de ambientação. Para os estudantes que entram cursando o ensino médio ou são da EJA, fazem currículos mais rápidos, com o perfil para jovens.

“Inicialmente todos os alunos entram no primeiro nível, mas todos os CILs ofertam na primeira semana do semestre o nivelamento, que é a possibilidade para o estudante fazer uma avaliação para reconhecer outro nível conforme o conhecimento que já tem. Isso ocorre a partir do pedido dos responsáveis ou do próprio professor”, explica.

Próximo semestre

O resultado da primeira chamada será divulgado em 19 de janeiro de 2024, a partir das 18h, no site da Secretaria de Educação (SEE-DF). No dia 30 de janeiro, será publicado o resultado da segunda chamada. Já em 7 de fevereiro será a divulgação da terceira chamada.

A data da matrícula dos contemplados varia de acordo com a chamada de aprovação. De 22 a 25 de janeiro para a primeira chamada; de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, para a segunda; e de 8 a 9 de fevereiro, para a terceira. Após esse período, as vagas remanescentes são ofertadas em sorteio para a comunidade em geral.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o DF conta com 17 CILs. Há unidades no Plano Piloto (Asa Norte e Asa Sul), Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. No segundo semestre deste ano, os centros contavam com 57.482 estudantes nos cursos.

*Com informações de Adriana Iziel, da Agência Brasília



Fonte: JBR

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.