Pesquisar
Close this search box.

Alunos de engenharia civil visitam obras na bacia de detenção do Drenar DF

Cerca de 20 estudantes do curso de engenharia civil da Uniceplac visitaram, nesta sexta-feira

Cerca de 20 estudantes do curso de engenharia civil da Uniceplac visitaram, nesta sexta-feira (6), as obras na bacia de detenção do Drenar DF, no Setor de Embaixadas Norte. A lagoa construída no local é uma das etapas do maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF).

A lagoa visitada pelos alunos está em fase avançada e as equipes da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) trabalham para concluir a escavação do local, que terá área de 36 mil m², dentro do Parque Urbano Internacional da Paz. A estrutura servirá como um reservatório para as águas da chuva captadas no início da Asa Norte, permitindo a qualificação das águas pluviais.

A estrutura terá a dupla função de reduzir a pressão do volume de água que desemboca no Lago Paranoá e permitir que tanto a sujeira quanto o lixo arrastados pelas enxurradas possa decantar no fundo da lagoa. Ao todo, o reservatório terá capacidade para armazenar 96 mil m³ de água, comportando um volume útil de 70 mil m³.

Estudante do curso de engenharia civil, Emanuel Neiva, 20 anos, se disse maravilhado com a dimensão da lagoa de detenção: “Não tinha noção do tamanho e dimensão dessa obra. Fiquei muito surpreso”. Para o aluno, a visita ajuda a assimilar conteúdos abordados em sala de aula. “Vindo aqui a gente consegue compreender um pouco mais do que é ensinado”, prossegue.

O coordenador do curso, Thiago Primo, concorda com o aluno. “Quando a gente consegue uma visita dessas, com qualidade técnica, fica mais fácil associar o teórico ao prático aplicado. Os estudantes estão tendo uma oportunidade ímpar de pegar o conteúdo ensinado e aplicá-lo em situações práticas”, explica.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU