Pesquisar
Close this search box.

Alunos do CEE 01 de Taguatinga usam lenda do boi-bumbá para reforçar a aprendizagem

Professores da rede pública de ensino do DF fazem do folclore um aliado na


Professores da rede pública de ensino do DF fazem do folclore um aliado na aprendizagem dos estudantes. No Centro de Ensino Especial (CEE) 01 de Taguatinga, por exemplo, a exploração do tema não é apenas uma jornada de aprendizado cultural, mas também uma oportunidade de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.

A unidade é reconhecida pelas diversas apresentações culturais, entre elas o boi-bumbá. Na escola, a história do boi branco Pavulagem é uma forma de auxiliar na aprendizagem dos alunos e é tema de uma oficina pedagógica que conta com cerca de 40 alunos com idade a partir de 15 anos. A lenda diz que Catirina, esposa do fazendeiro Chico, grávida e com desejo de comer língua, ordenou que o boi fosse abatido. Ao descobrir o que havia acontecido, o fazendeiro chamou um pajé indígena, que realizou um ritual de ressurreição e trouxe o boi de volta à vida.

O CEE 01 elegeu o boi-bumbá como forma de auxiliar na aprendizagem e alegra rotina dos alunos | Foto: André Amendoeira/SEEDF

A diretora do CEE 01, Patrícia Mendes, ressalta que a história é encenada por alunos em diversas etapas de aprendizagem e é o momento mais aguardado por eles. “A oficina representa vida para esses estudantes. Eles amam o dia de ensaiar e se vestir com as roupas e fantasias. Para eles, a apresentação do boi-bumbá representa alegria. Eles adoram fazer isso e se envolvem muito com os personagens. A oficina proporciona a eles uma maneira de se expressar e se comunicar, permitindo que compartilhem pensamentos, emoções e experiências”, explica.

O grupo ensaia todas as terças-feiras e a agenda é bastante movimentada. A próxima apresentação será em setembro, em comemoração aos 50 anos do CEE 01 de Taguatinga. A oficina já fez apresentações em diversos órgãos, como Câmara dos Deputados e Senado Federal, além de outras escolas.

“A oficina representa vida para esses estudantes. Eles amam o dia de ensaiar e se vestir com as roupas e fantasias”

Patrícia Mendes, diretora do CEE 01

Para Alexandre Morais Marques, estudante do CEM 01 que interpreta o coronel na apresentação, o principal objetivo da peça é fazer as pessoas sorrirem. “A gente exibe muito o nosso teatro e o pessoal gosta bastante. Eu sou um personagem bonzinho (risos), sempre faço a peça com muita alegria. Eu me sinto muito feliz quando o público sorri também”, diz.

Parceria

As 73 escolas públicas do DF de Educação Infantil que participam do programa Eleitor do Futuro, uma parceria da Secretaria de Educação com o Tribunal Superior Eleitoral, também usam o tema folclore para melhorar a aprendizagem.

O programa simula um processo eleitoral como forma de desenvolver a educação política das crianças, tendo como foco o esclarecimento da importância do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas.

Uma das eleições realizadas, com urnas eletrônicas verdadeiras, é para o presidente do folclore. Estudantes e professores escolhem um dos personagens para representá-los: a Vitória Régia, o Curupira, a Iara/Sereia, o Negrinho do Pastoreio ou o Saci Pererê.

Cada um faz campanha e representa questões sociais como a racionalização da água, a relação do homem com o meio ambiente, o papel da mulher na sociedade, o preconceito e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Estima-se que mais de 50 mil crianças participaram do programa desde a criação, em 2006.

Ao proporcionar oportunidades para expressão, aprendizado cultural e conexões sociais, temas do folclore brasileiro podem ajudar a enriquecer a jornada educacional dos estudantes, capacitando-os a abraçar suas próprias identidades, se relacionar com os outros e se desenvolver plenamente como indivíduos únicos e valiosos.

*Com informações da Secretaria de Educação



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU