Ambulatório atende casos de doenças relacionadas ao trabalho

Para quem possui alguma queixa ou suspeita de doença adquirida por meio do trabalho,

Para quem possui alguma queixa ou suspeita de doença adquirida por meio do trabalho, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) oferta avaliações e reabilitação no Ambulatório de Saúde do Trabalhador. O serviço funciona no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) nas segundas e terças-feiras, das 7h às 13h. Os agendamentos devem ser feitos por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Entre os serviços disponíveis estão análise de acidente de trabalho com sequelas e avaliação de capacidade laboral para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Vale destacar que, no local, não são feitos exames ocupacionais ou homologação de atestado.

“Muitas vezes as empresas não têm um serviço próprio de medicina do trabalho ou o trabalhador quer ser avaliado por um especialista que não tenha relação de trabalho com a sua empresa, para que seja algo imparcial”, diz a médica do trabalho Rosylane Rocha sobre a importância do serviço na rede pública. “O trabalhador pode vir aqui, nós fazemos o atendimento clínico. O médico do trabalho consegue, inclusive, fazer uma assistência em relação à atenção primária em doenças de base, como hipertensão e diabetes”, acrescenta.

As queixas mais comuns dos pacientes no ambulatório são relacionadas a dores osteomusculares e nos membros superiores, principalmente nos punhos, lombalgias e perda de audição. Outra grande procura é de avaliação com relatório especializado para requerimento de benefício de incapacidade ou aposentadoria no INSS.

Atendimento especializado

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.