Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Agita Brasília
  • INÍCIO
  • FESTAS E SHOWS
  • DISTRITO FEDERAL
  • GASTRONOMIA
  • TURISMO
    • ECOTURISMO
    • HOTÉIS
    • MOTÉIS
    • PONTOS TURISTICOS
    • SHOPPINGS
  • ESPORTES
Aa
Aa
Agita Brasília
  • Notícias
  • Festas e Shows
  • Gastronomia
  • Turismo
  • Distrito Federal
  • Festas e Shows
  • Gastronomia
  • Esportes
  • Brasil
  • Política
  • Turismo
Siga-nos
  • Advertise
Agita Brasília > Últimas > Aneel libera estudos para instalar três megausinas na Amazônia
Últimas

Aneel libera estudos para instalar três megausinas na Amazônia

Última atualização: 27 de janeiro de 2022 18:16
Por Publicado 27 de janeiro de 2022
COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
- Publicidade -

A estatal Eletrobras e sua subsidiária Eletronorte receberam aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para levar adiante o plano de erguer três grandes hidrelétricas na Bacia do Rio Tapajós, na Amazônia, uma das áreas mais preservadas da região.

Nesta semana, a agência aprovou o pedido das estatais de elaborar os estudos de viabilidade técnica e econômica das usinas de Jamanxim, Cachoeira do Caí e Cachoeira dos Patos, hidrelétricas que somariam mais de 2,2 mil megawatts, o suficiente para abastecer mais de 3 milhões de famílias. Os levantamentos poderão ser realizados até 31 de dezembro de 2023. Há mais de dez anos, a Aneel recebe pedidos para estudar a construção dessas usinas, mas estas nunca foram viabilizadas.

Eletrobras e Eletronorte estão no “Consórcio Tapajós”, criado para viabilizar essas hidrelétricas que, há mais de uma década, não saem do papel devido aos possíveis impactos sobre áreas de conservação e terras indígenas.

- Publicidade -
Ad image

O resultado de tentativas frustradas nos últimos anos acabou por esvaziar o próprio consórcio. O que hoje se resume a uma parceria estatal trazia, até meados de 2017, nomes de companhias francesas como a Electricité de France e a GDF Suez Energy Latin America (atual Engie), além de companhias nacionais como Neoenergia, Copel e Cemig. Essa formação ainda consta no documento da Aneel da aprovação.

Todas estavam reunidas com o propósito de erguer o maior complexo hidrelétrico do País no meio da Amazônia, o qual incluía outras duas usinas, São Luiz do Tapajós e Jatobá, as maiores. O Ibama, ainda em 2016, arquivou o processo de licenciamento de São Luiz, devido ao impacto direto a terras indígenas, o que é proibido por lei.

Nenhuma dessas usinas foi viabilizada, e o consórcio perdeu o interesse dos membros privados, que cansaram de gastar dinheiro com projetos frustrados. Foram nada menos que R$ 130 milhões injetados em pilhas de estudos.

Desde 2013, nenhum projeto hidrelétrico de médio ou grande porte foi licitado pelo governo federal, devido à complexidade ambiental. O governo já possui o inventário de cada rio, com a capacidade de geração de cada usina, mas basicamente todas as propostas incluem a criação de reservatórios que alagariam grandes áreas protegidas.

O que dizem as estatais

Questionada, a Eletrobras afirmou em nota que, “do ponto de vista técnico, a bacia do rio Tapajós guarda um relevante potencial hidrelétrico, com elevada capacidade natural de regularização das vazões do rio ao longo do ano” e que os estudos das novas usinas “ainda necessitam de ações governamentais”.

A Eletronorte afirmou que “todos os projetos são viáveis tecnicamente e trariam grandes ganhos para a população brasileira, por serem empreendimentos de energia limpa, renovável e de custo potencialmente inferior ao de outras fontes de geração”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Estadão Conteúdo

O post Aneel libera estudos para instalar três megausinas na Amazônia apareceu primeiro em Jornal de Brasília.

Você pode gostar também

Fazenda publica calendário do Simples Candango para 2016

Comércio do DF registrou oitava queda consecutiva nas vendas em novembro

O novo secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, quer ajuda da CLDF

Crianças X Festas Juninas

Rollemberg aposta em Luciano Suassuna para secretaria de comunicação do GDF

- Publicidade -
27 de janeiro de 2022
COMPARTILHAR
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copiar Link Imprimir
COMPARTILHAR
Notícia Anterior Entrega de 1,8 milhão de doses de vacina infantil da Pfizer é antecipada
Próxima Notícia Queiroga nega revogação imediata de portaria que rejeitou diretriz anticloroquina
Deixe sua opnião Deixe sua opnião

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Publicidade -

Últimas Notícias

Bolsonaro é condenado em segunda instância por ataques a jornalistas
Relator libera julgamento de ação que pode tornar Bolsonaro inelegível
Brasil 1 de junho de 2023
Túnel de Taguatinga terá eventos esportivos para dois mil atletas
Distrito Federal 1 de junho de 2023
Mercado aumenta projeção para crescimento da economia em 2023
BC: transição para economia digital deve ser feita de forma ordenada
Brasil 1 de junho de 2023
Na CPI da CLDF, general Heleno nega ter participado de plano de golpe
Na CPI da CLDF, general Heleno nega ter participado de plano de golpe
Sem categoria 1 de junho de 2023
Saiba quem é Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula indicado ao STF
Saiba quem é Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula indicado ao STF
Brasil 1 de junho de 2023
- Publicidade -
Ad image
//

Portal de notícias completo de Brasília com dicas de festas e shows, reunidos em um só lugar. com agenda cultural e gastronomia em Brasília.

Agita Brasília
Siga-nos

© 2012- 2023 Agita Brasília, Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Messias Santos

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?