Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net

Brasília comemora 21 anos de respeito ao pedestre na faixa

A cidade é conhecida nacionalmente por este ato de cidadania no trânsito

(Brasília, 29/03/2018) – No dia 1º de abril de 2018, Brasília comemora 21 anos de respeito à faixa de pedestre. Uma atitude que se tornou marca registrada da cidade em todo o território nacional. Graças à unidade dos órgãos de trânsito da Capital, que se envolveram em ações de engenharia, educação e fiscalização, e da sociedade foi possível concretizar o direito do pedestre à travessia segura. De acordo com um levantamento do Detran, nas vias urbanas do DF estão implantadas cerca de sete mil faixas de pedestres.

Estatísticas

O ano de 2017 registrou o menor número de atropelamentos no DF nos últimos 10 anos. Em 2016, 130 pedestres morreram no DF, sendo cinco em faixas de pedestres. No ano passado, foram registrados quatro atropelamentos com morte em faixas de pedestres não semaforizadas, de um total de 81 atropelamentos fatais, ou seja, 5% dos atropelamentos com morte ocorreram em faixas de pedestres.

Já com relação às vítimas, foram registrados quatro pedestres mortos em faixas, de um total de 84 pedestres mortos. No perfil dos pedestres mortos, no ano passado, 76% eram do sexo masculino e 25% do total de vítimas tinham 60 anos ou mais de idade.

A faixa e o Código de Trânsito

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de dar preferência de passagem à pedestre e a veículo não motorizado é uma infração de natureza gravíssima, gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. No ano de 2016, o DF registrou 7.961 infrações pelo artigo 214 do CTB, já em 2017 foram 8.238 registros.

Série histórica

PUBLICIDADE

COMENTE

A responsabilidade do comentário é do autor da mensagem e não representa a opinião do Portal Agita Brasília.