Pesquisar
Close this search box.

Brasilienses reciclam mais de 5,3 toneladas de resíduos sólidos e geram descontos na conta de luz

Em seu primeiro ano no Distrito Federal, Vale Luz, da Neoenergia, beneficia mais de


Em seu primeiro ano no Distrito Federal, Vale Luz, da Neoenergia, beneficia mais de 600 clientes participantes

Usar materiais recicláveis como forma de conseguir descontos na conta de luz está se tornando uma prática cada vez mais comum no Distrito Federal. Após seu primeiro ano de atuação, o Projeto Vale Luz, da Neoenergia Brasília, recolheu 5,3 toneladas de resíduos sólidos e beneficiou mais de 600 brasilienses. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A ação tem o objetivo de estimular o uso racional de energia elétrica, minimizando os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, estimulando o descarte correto de resíduos sólidos, aliado a descontos na fatura de energia elétrica ou a doação para entidades assistenciais cadastradas”, explica Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

O material reciclável é depositado na máquina Retorna Machine, equipamento de venda reversa, atrelado ao Programa Triciclo de Benefícios, que coleta embalagens pós consumo e dá como retorno ao depositante diversos benefícios. A cada descarte, o usuário recebe uma pontuação, que pode ser transformada em desconto na própria conta de luz ou revertidas em doações para as entidades assistenciais.

Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação, batizada por ‘Tricoins’.

O usuário que depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas, receberá sua pontuação que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de luz ou revertidos em doações paras as entidades assistenciais cadastradas no projeto.

Qualquer pessoa pode fazer a troca dos resíduos sólidos, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa. O resgate dos tricoins pode ser realizado diretamente na máquina em que houve o descarte ou por meio do aplicativo (baixado, gratuitamente, no Google Play ou Apple Store) ou no site www.triciclo.eco.br. Nesse endereço você também encontra todos os locais em que estão instaladas as Retorna Machine.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Fonte: JBR

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.