Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net

Câmara Legislativa recebe exposição “Perícia Papiloscópica: Solução de Crimes”

Uma amostra do trabalho do perito em papiloscopia poderá ser conhecida na próxima semana, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O Legislativo local abrigará uma exposição que mostra a importância da atividade na solução de crimes e uma audiência pública que discutirá os novos rumos desta atividade. As atividades são uma iniciativa do deputado Raimundo Ribeiro (PSDB).

A exposição “Perícia Papiloscópica: Solução de Crimes” será aberta na segunda-feira (15) e contará com os peritos papiloscopistas Rafael Del Sarto e Giselle Dias, acompanhados de alunos de graduação em Biologia, que farão uma explanação das 16h30h às 18h, na galeria do espelho d´água da Câmara. A exposição continuará aberta à visitação de terça a quinta-feira (18), das 14h às 18h, com explicações conduzidas por uma equipe do Instituto de Identificação do Distrito Federal.

Para o presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), Rodrigo Meneses, “a exposição destaca o trabalho pericial desenvolvido pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF, e é de extrema importância para a categoria de Peritos Papiloscopistas, uma vez que mostra o nível de complexidade técnico-científica atingido pelo nosso trabalho nos dias atuais”, aponta.

Cena – Os visitantes serão convidados a participar de uma desafio CSI, série de TV americana que retrata o trabalho dos peritos. O espaço contará com a simulação de um local de crime hipotético em que os visitantes terão a oportunidade de participar diretamente e ajudarão a elucidar o crime. Diferentes tipos de objetos, compostos por materiais de diferentes naturezas, serão analisados, evidenciando características do trabalho dos peritos. Esse estande envolverá o trabalho de busca por vestígios papilares (digitais, tanto palmares, quanto plantares), seu processamento em laboratório e a pesquisa nos bancos de dados pelo Sistema conhecido como AFIS (Sistema Automatizados para Identificação de Impressões Digitais).

Além do estande da cena do crime, a exposição contará com estandes sobre a Perícia Prosopográfica (comparação facial em investigações criminais), do Retrato Falado (elaboração de uma imagem facial a partir da memória de vítimas de crimes), da Necropapiloscopia (identificação de cadáveres nas mais variadas situações) e estandes de empresas especializadas em Tecnologia aplicada na Identificação Humana.

Audiência – A audiência pública sobre os novos rumos da perícia papiloscópica acontecerá na segunda-feira (15), a partir das 19h, no plenário da Câmara Legislativa, com a presença de várias autoridades, entre elas os deputados federais Roney Nemer (PMDB-DF), Izalci Lucas (PSB-DF), Laerte Bessa (PR-DF), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, e o secretário de Segurança Pública e Paz Social, Arthur Trindade.

Proposta pelo 1o. Secretário da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), a Audiência, além de uma Exposição e um workshop, será uma oportunidade para que cidadãos e autoridades possam acompanhar e debater a importância dos Peritos Papiloscopistas e suas novas perspectivas.

Para o presidente da Asbrapp, o evento é de extrema importância, uma vez que serão discutidos os avanços alcançados nos últimos 20 anos e o nível de complexidade atingido pelo trabalho nos dias atuais.

Serviço:

Exposição “Perícia Papiloscópica: Solução de Crimes” 
Data: de 15 a 18 de junho de 2015
Horários: 15/06- das 16h às 18h

De 16 a 18/06-  das 14h às 18h
Local: Galeria do espelho d´água da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Acesso Livre
Informações: Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas – ASBRAPP
Telefones: (61) 3242-9522, (61) 3244-6676, (61) 9989-6380

PUBLICIDADE

COMENTE

A responsabilidade do comentário é do autor da mensagem e não representa a opinião do Portal Agita Brasília.