Pesquisar
Close this search box.

Com estruturas prontas, viaduto do Jardim Botânico chega à fase de escavação

Por trás dos tapumes, as obras do complexo viário do Jardim Botânico, na altura


Por trás dos tapumes, as obras do complexo viário do Jardim Botânico, na altura do km 27,2 da DF-001, continuam avançando. Com as estruturas de concreto dos viadutos concluídas, as equipes chegaram à etapa de escavação da trincheira, uma das fases finais da construção.

No local serão construídos dois viadutos com faixas exclusivas. O objetivo é dar mais fluidez e desafogar o trânsito na região para proporcionar mais conforto e segurança aos cerca de 50 mil motoristas que trafegam pela via diariamente. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 33,5 milhões na obra, que vai gerar 300 empregos.

A obra vai dar mais fluidez e desafogar o trânsito na região, beneficiando cerca de 50 mil motoristas que passam ali diariamente | Fotos: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

O método de trincheiras usado no complexo é o mesmo utilizado em outras intervenções viárias do DF, como o Túnel de Taguatinga, e a divisão das vias será semelhante à estrutura atual do Balão do Aeroporto. As etapas finais da obra incluem serviços de drenagem pluvial e sinalização horizontal e vertical, ciclovia, passarela, muro de “terra armada”, urbanização e paisagismo.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur Jr, destaca o progresso da obra. Segundo ele, a base está pronta, assim como os desvios dos acessos e o remanejamento das interferências de rede elétrica. “A equipe já fez a estrutura de concreto dos dois viadutos; eles estão prontos, e agora estão fazendo as paredes e os diafragmas das laterais também”, detalha.

Trânsito mais seguro

O viaduto está sendo construído com três faixas nos dois sentidos. Quem estiver indo ou voltando da Ponte JK passará por baixo, e quem deseja ir para o Lago Sul utilizará a parte de cima

De acordo com a engenheira executora da obra do DER-DF, Keila Bento de Oliveira, os principais beneficiados pela obra são os moradores de localidades como Jardim Botânico, São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.

“Essa região é uma das regiões que mais crescem no DF. Tem aumentado muito o número de moradias e, consequentemente, o de motoristas que transitam por aqui. Por isso, se fez necessária essa intervenção viária. O DER, como executor do complexo viário, tem trabalhado incansavelmente para minimizar esses transtornos, que toda obra vai trazer”, destaca Keila.

O empresário José Ângelo Manchine espera melhorias no movimento do comércio com as obras

O viaduto está sendo construído com três faixas nos dois sentidos, para garantir um tráfego mais organizado e sem interrupções. Quem estiver indo ou voltando da Ponte JK passará por baixo, enquanto aqueles que desejarem ir para o Lago Sul utilizarão a parte de cima. A estrutura acabará com os engarrafamentos constantes no entroncamento da DF-035 (EPCV) com a DF-001 (EPCT).

Para a população, o novo viaduto será um marco para a mobilidade do Jardim Botânico, que, conforme a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021, reúne mais de 52 mil pessoas. Robinson Camilo, 30, mora em um dos condomínios da região administrativa e acredita que a intervenção viária será bem-vinda. “Ultimamente o trânsito aqui, por conta do volume de carros, estava bem pesado. A gente espera que melhore bastante, especialmente nos horários de pico”, afirma.

A obra vem sendo aguardada com grande expectativa pelos moradores. O empresário José Ângelo Manchine, 57, avalia que a obra vai valorizar bastante a região: “A nossa expectativa é que o fluxo de trânsito siga mais normal e que as pessoas consigam ir e vir sem grandes transtornos. Isso ajuda bastante o comércio da região e as pessoas que se deslocam daqui para outros locais”.



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU