Culinária francesa em Brasília

A França influenciou a cultura brasileira de diversas maneiras. Em Brasília, por conta da embaixada francesa, existem fortes raízes que conectam costumes e tradições do país europeu com nossa capital, principalmente com relação à gastronomia.

Precursores do cinema, da câmera de celular, do gravador de voz, do icônico roulette com origem no séc. XVIII, da bicicleta e de tantas outras invenções relevantes na história da humanidade, a França também é considerada o berço da gastronomia mundial. Em 2010, a cozinha do país ganhou um lugar na lista do patrimônio mundial da UNESCO — que destaca o respeito mundial pela cultura culinária francesa.

Desde o fim da Idade Média, a cozinha francesa tem feito muito uso de temperos e especiarias, uma característica ainda marcante. Além do mais, a preservação dos sabores naturais, o uso de apenas dos ingredientes mais frescos possíveis, ervas, manteiga, suco de limão e vinagre no lugar de molhos pesados são características tradicionais da culinária local.

Restaurantes

Brasília tem alto leque de variedades gastronômicas e não faltam boas opções para tomar vinhos de alta qualidade. O bistrô Le Parisien tem um ambiente charmoso que remete a Paris e ótimo para degustar ótimos vinhos e aproveitar a diversidade da gastronomia dos franceses na capital brasileira.

Um dos principais pratos do Le Parisien é o bouillabaise, ensopado de frutos do mar que acompanha peixe-branco e camarão. Outra opção interessante é a bisteca suína com molho charcutière acompanhado com batata sarladaise. Com relação a sobremesa, vale a pena degustar os profiteroles, clássico da gastronomia francesa.

Outra recomendação de restaurante é o L’Entrecôte de Paris. Com ampla cartela de vinhos, pratos diferenciados e ambiente aconchegante, ele foi eleito pela Revista Veja como um dos melhores espaços gastronômicos para conhecer em Brasília.

Já o restaurante L’Affaire tem uma adega com mais de 600 rótulos de vinhos de vários lugares do mundo. O carro-chefe do L’Affaire é o entrecot de paris. O prato acompanha um suculento corte de bife de chorizo grelhado na churrasqueira com molho especial de mostarda e batata bistrô.

A feijoada é um prato tradicionalmente brasileiro, mas também há a versão adaptada da culinária francesa e o Le Vin Bistro traz o melhor desse prato com um toque europeu. “É uma feijoada branca: leva feijão-branco e proteínas como joelho suíno e pancetta”, explica o cozinheiro Erivânio de Souza ao portal Divirta-se mais.

Por fim, uma das maiores referências de restaurantes com culinária francesa no Distrito Federal, o premiado Le Jardin du Golf, conta com amplo espaço e dispõe de um cardápio requintado.

Filet ao poivre, filet ao aligot e o confit de canard são alguns dos pratos principais de origem francesa servidos no Le Jardin du Golf.

Padarias e confeitarias

Além de excelentes restaurantes, Brasília também não decepciona no quesito padarias e confeitarias. Eleita em 2017 como a melhor padaria de Brasília na quinta edição do Prêmio Encontro Gastrô, a panificadora e cafeteria La Boulangerie é uma das principais referências do Distrito Federal quando o assunto são pães e doces. Uma das marcas do estabelecimento é o doce éclair, marco da culinária francesa que é conhecida como bomba de chocolate no Brasil.

Em 2018, quem levou o prêmio de melhor padaria do Prêmio Encontro Gastrô foi a Panificadora Belini — considerada o primeiro centro gastronômico de Brasília. Além de ter torra própria e café 100% arábica, a confeitaria prepara grandes iguarias da culinária francesa.

Serviço

Le Parisien
Endereço:
CLN 103, bloco B, loja 02.
Horário de Funcionamento: terça a sexta (18 h às 23 h); sábado (12 h às 23 h); domingo (12 h às 16 h).

Mais informações: (61) 3033-8426
L’Entrecôte de Paris
Endereço: CLS 402, bloco D, loja 09.
Horário de Funcionamento: segunda a quarta (18 h às 23 h); quinta (12 h às 15 h e 19 h às 0 h); sexta e sábado (12 h às 16 h e 19 h às 0 h); domingo (12 h às 16 h).
Mais informações: (61) 3264-5780.

L’Affaire
Endereço: SHCN quadra 5, bloco I, loja 01 – Hotel Mercure Brasília
Horário de Funcionamento: segunda a domingo (6 h às 23 h).
Mais informações: (61) 3326-7130.

Le Vin Bistro
Endereço: Park Shopping | Espaço Gourmet – loja 249.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta (12 h às 0h); sábado (12 h às 1 h); domingo e feriados (12 h às 19 h).
Mais informações: (61) 3028-6336.

Jardin du Golf
Endereço: SCES Trecho 2 lote 17 – Clube de Golfe de Brasília.
Horário de Funcionamento: terça a quinta (12 h às 17 h e 19 h às 0 h); sexta e sábado (12 h às 17 h e 19 h às 1 h); domingo (12 h às 19 h).
Mais informações: (61) 3321-2040.

La Boulangerie
Endereço: SCLS 306, bloco B, Loja 10.
Horário de Funcionamento: segunda a sábado (7 h às 20 h).
Mais informações: (61) 3244-1394.

Panificadora Belini
Endereço: CLS 113, bloco D, loja 35/36.
Horário de Funcionamento: segunda a sábado (6h30 às 0 h); domingo (7 h às 23 h).
Mais informações: (61) 3345-0777.

COMENTÁRIOS