Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net

Dezembro terminará com menos chuva que o previsto no DF

“Previsão para esta sexta-feira é de pancadas isoladas para o período da tarde. Em em 1º de janeiro de 2017, a expectativa é de sol e nebulosidade para a região

 20161230123235319966a[1]O brasiliense terá uma virada de ano com calor e pouca chuva. Quem informa é a meteorologista Odete Chiesa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a especialista, a previsão para esta sexta-feira (30) é de pancadas isoladas para o período da tarde. A mínima registrada na madrugada foi de 17.2°C e a máxima prevista para as horas mais quentes do dia é de 29°C. Para amanhã, ainda há possibilidade de chuva. Em em 1º de janeiro de 2017, no entanto, a expectativa é de sol e nebulosidade para a região. O quadro deve piorar a crise hídrica na região.
No meio da tarde desta sexta, a umidade do ar pode chegar a 50%. “Dezembro e janeiro são os meses que mais chovem, mas dessa vez, as frentes frias que atingem a região nessa época do ano não chegaram. A ausência desses sistemas deveria ser motivo de estudo, mas nada indica que isso vai se repetir nos próximos anos. É um período muito extenso para definir alguma coisa”, explica a especialista.

Estiagem fora de época

A ausência de chuva não é uma exclusividade dos últimos dias do ano. Os registros do Inmet apontam que, em todo o mês de dezembro choveu pouco mais da metade do previsto para o período. O esperado era 246 milímetros por metro cúbico, mas as estações do instituto registraram apenas 154mm. “A baixa nas precipitações está preocupando os agricultores da região. Quem vive em áreas rurais de Unaí (MG) por exemplo, tem nos procurado insistentemente, em busca de informações de quando o clima vai mudar. A falta de água está trazendo prejuízos”, relata Odete.

Segundo o levantamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa),  o nível da Barragem do Descoberto está em 22,62%. A leitura foi feita na tarde desta quinta-feira (29). Na manhã de quinta, a medião era de 22,71%. O reservatório de Santa Maria manteve-se estável em 42,57% durante todo o dia de ontem, mas apresentou baixa em relação a quarta-feira (28), quando marcava 42,67%.

PUBLICIDADE

COMENTE

A responsabilidade do comentário é do autor da mensagem e não representa a opinião do Portal Agita Brasília.