Pesquisar
Close this search box.

DF é referência em capacitação para controle de doenças comuns na infância

Proporcionar às equipes de saúde conhecimentos atualizados e habilidades práticas para identificar, tratar e

Proporcionar às equipes de saúde conhecimentos atualizados e habilidades práticas para identificar, tratar e prevenir as doenças prevalentes na infância é a meta de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF (SES) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A iniciativa oferece capacitações, com 655 profissionais já certificados e novas 13 oficinas programadas até dezembro deste ano. 

Até esta sexta-feira (6), as oficinas, voltadas a médicos e enfermeiros, ocorrem nas regiões Oeste e Norte de Saúde. “Na área médica de família e comunidade, atendemos muitos casos de crianças com as doenças prevalentes que estamos vendo no curso, então é algo extremamente importante e necessário para informar e sistematizar como vamos atuar de acordo com cada queixa apresentada pela criança”, resume a médica de família e comunidade Jéssica Monique Linhares.

Referência no segmento, o DF é a unidade da Federação com o maior número de profissionais capacitados. “Temos no DF a sazonalidade das doenças virais respiratórias no começo do ano e, na época de agosto e setembro, das doenças diarreicas”, aponta a enfermeira Raquelini Meiriele Campoe, facilitadora da capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI Criança) . “Então, é importante capacitar as equipes para fazer esses atendimentos no momento mais oportuno possível”.

Entre os temas da oficina, há abordagem do histórico da AIDPI, sinais gerais de perigo (o que fazer quando a criança apresenta gravidade) e doenças prevalentes na infância – como febre, dores de garganta e de ouvido, diarreia e desidratação – , além de vigilância aos casos de violência contra as crianças e quais condutas adotar.

A gerente de Áreas Programáticas de Atenção Primária à Saúde, Janaína Pereira Alves, reforça que a capacitação em AIDPI Criança tem papel de destaque na promoção da saúde infantil. “Por meio desse enfoque, doenças comuns na infância são tratadas precocemente, resultando em uma notável redução na morbimortalidade infantil”, explica.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.