O Museu de Arte de Brasília (MAB) abre as portas para comemorar o Dia Mundial da África, celebrado nesta quinta-feira (25), com uma programação inédita e variada. Os brasilienses poderão prestigiar arte, moda, gastronomia, música e curiosidades da cultura dos países africanos durante uma exposição e em um desfile realizado no sábado (27). Os eventos contam com o apoio das secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec) e de Relações Internacionais (Serinter).
A partir desta quinta, a exposição A África e o Legado Afro-Brasileiro, com mais de 100 itens, fica exposta para visitação pública na galeria do primeiro pavimento do museu. A mostra, organizada juntamente com 16 embaixadas africanas, reúne esculturas, artefatos históricos, indumentárias, pinturas e fotos.
“Será um mês de exposições, até o dia 26 de junho, com objetos, arte e artesanatos da cultura africana. Ao todo, são 105 itens, entre o acervo do MAB que se soma às obras das embaixadas”, diz Marcelo Gonczarowska, gerente do museu.
Desfile, música e gastronomia
No sábado (27), das 16h às 22h, um grande desfile de moda com roupas tradicionais de 32 países africanos acontece no pilotis do museu que, excepcionalmente neste dia, ficará aberto para visitação durante todo o evento.