Pesquisar
Close this search box.

Em seis meses, Espaço Conciliar evita o ajuizamento de mais de 3 mil ações

Em apenas seis meses, o Espaço Conciliar evitou o ajuizamento de mais de 3

Em apenas seis meses, o Espaço Conciliar evitou o ajuizamento de mais de 3 mil ações nas Varas de Família do Distrito Federal. A maior parte dos conflitos solucionados desde a inauguração do local, realizada em 12 de abril, é de divórcios, totalizando 883 acordos homologados. Em seguida, estão a guarda com regulamentação de convivência (835), a estipulação da pensão alimentícia (787), as partilhas de bens e direitos (135), a dissolução de união estável (76), a revisão da pensão alimentícia (55) e o reconhecimento de paternidade (23).

Os acordos foram homologados por meio de mediações, forma de solução de conflitos que facilita o diálogo entre as partes para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o impasse. As mediações foram conduzidas por servidores da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e do Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (Nuvimecfam/TJDFT).

O defensor público-geral, Celestino Chupel, explica que a mediação traz diversas vantagens para as partes envolvidas e, principalmente, para o sistema judiciário. “A solução de conflitos de maneira eficaz, eficiente e menos litigiosa é mais rápida, reduz os custos associados aos litígios e promove a comunicação e a colaboração entre as partes, ajudando a preservar relacionamentos importantes. Além disso, permite que as partes proponham soluções criativas que atendam às suas necessidades específicas e alivia a carga do sistema judicial, possibilitando que os tribunais se concentrem em casos mais complexos e urgentes”, pontuou.

A defensora pública e subsecretária de Mediação e Cultura de Paz, Lídia Nunes, reforça que o aumento do número de mediações realizadas reflete uma abordagem moderna e humanizada na busca por justiça, focada na pacificação social, na valorização da autonomia das partes e na promoção da equidade. “É uma evolução que pode transformar a maneira como a sociedade lida com conflitos e busca resoluções justas e satisfatórias. Promovendo a mediação, contribuímos para a construção de uma cultura de paz e diálogo na sociedade, incentivando a resolução pacífica de conflitos e a cooperação entre os cidadãos”, explicou.

Espaço Conciliar

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU