Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net

Exposição Vossa Majestade

A exposição Vossa Majestade realizada pelos alunos do curso de Museologia da UnB traz o questionamento do conceito atual de identidade de gênero através do fenômeno Drag em suas diferentes perspectivas. A exposição conta com a participação de Drags de Brasília em oficinas, palestras e mediações performáticas. A abertura da exposição é dia 11 de Junho às 18h na Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB O período de visitação é de 12 a 18 de Junho, no mesmo local, de segunda a sexta das 10h às 21:00 horas.

Thais Tibery. Drag-se. 2014.Realizada por alunos do curso de Museologia da Universidade de Brasília-UnB, a mostra Vossa Majestade busca a discussão do conceito atual de identidade de gênero por meio do fenômeno Drag.

Acredita-se que o termo Drag designava no contexto cênico, o ato de vestir-se como uma garota, do inglês Dressed as a Girl. No Brasil, esse fenômeno começa a ganhar força a partir dos anos 70 em diferentes performances artísticas. Nomes como Isabelita dos Patins, Vera Verão e Salete Campari ficaram bastante populares entre a mídia e o público, seja através do humor ou do ativismo LGBT. Atualmente, o fenômeno Drag, considerado um gênero performativo, em suas diversas manifestações, é fonte de estudos para discussão do binarismo de gênero e do conceito atual de heteronormatividade.

O objetivo da mostra é discutir esses conceitos, por meio do papel social e político desempenhado pelas Drag Queens e Drag Kings. A mostra trará uma visão sobre abordagens históricas, políticas, artísticas, performáticas, e cotidianas, contando com indumentária, acessórios, vídeos e fotografias, além de outras atividades, como palestras, performances artísticas e oficinas que serão realizadas por Drags que atuam em Brasília.

PUBLICIDADE

COMENTE

A responsabilidade do comentário é do autor da mensagem e não representa a opinião do Portal Agita Brasília.