FAC Cultura Mulher anuncia lista de projetos premiados

Agentes culturais, mulheres e entidades que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher

Agentes culturais, mulheres e entidades que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher serão premiadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), por meio do edital n°5,de 2023.

O  Prêmio Cultura Mulher destinará R$ 10 mil a 50 agentes culturais mulheres relevantes ou que tenham desenvolvido ações artísticas e culturais em benefício da sociedade. Serão premiadas, ainda, 10 entidades culturais (pessoas jurídicas e/ou coletivos), com R$ 30 mil cada uma. Um dos principais requisitos foi a comprovação de atuação direta ou indireta no enfrentamento, prevenção ou combate à violência contra mulheres por meio da cultura em regiões periféricas do Distrito Federal.

O certame é mais um desdobramento da política que a Secec-DF já vem adotando em prol das artistas locais. Para além da reserva de metade das vagas para mulheres negras, o edital ainda apresentou cota para indígenas, quilombolas, mulheres com deficiência e acima de 60 anos com o objetivo de incentivar a inclusão social. O resultado das contempladas foi publicado no Diário Oficial de terça (19), após análise de recursos. Todas as informações estão disponíveis neste site.

“Acreditamos na cultura plural, inclusiva e diversa, todo nosso esforço diário é para que isso aconteça na prática. Os editais do FAC são grandes oportunidades para fortalecer os artistas de todo o Distrito Federal” destacou Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, na época da seleção dos projetos.

Agora, os próximos passos para as selecionadas são:

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.