Dança, coral, teatro e distribuição de presentes diretamente das mãos do Papai e da Mamãe Noel marcaram a festa natalina realizada nesta terça-feira (10) no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), localizado na Asa Norte. A unidade é especializada no atendimento a crianças e adolescentes com grave sofrimento psíquico.
“A promoção da saúde envolve também o acesso à cultura, ao lazer e à diversão”, explicou a gerente do CAPSi da Asa Norte, Mairla Castro. Durante o evento, a gestora destacou o apoio do Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica (Compp) e de instituições parceiras, como o Corpo de Bombeiros e do Motoclube Insanos MC. “Além desse trabalho conjunto, é importante lembrar da dedicação de enfermeiros, técnicos em enfermagem, psiquiatras, pediatras, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e técnicos administrativos, residentes, estagiários e jovens aprendizes”, disse.
A iniciativa de uma festa natalina foi bem recebida pelos familiares dos pacientes. Mãe de Jonas, 4 anos, Tauany Trindade elogiou o evento. “É um lugar que nos ajuda muito, e hoje tem essa festa linda para acolher ainda mais as crianças”, contou. Moradora do Itapoã, ela acompanha o filho nas consultas e nas demais atividades no CAPSi.
Somente entre janeiro e setembro de 2024, a unidade da Asa Norte realizou mais de 16 mil procedimentos, incluindo 1,9 mil acolhimentos de pacientes, quase 3 mil atendimentos familiares e 1,8 mil individuais, mais de mil ações de reabilitação psicossocial e 697 acolhimentos em situações de crise.
O primeiro acesso do cidadão ao CAPSi ocorre por meio de uma assistência direta, não havendo necessidade de agendamento prévio. Dependendo do caso, o paciente pode ser acompanhado em outra unidade da rede, como uma Unidade Básica de Saúde.
Expansão da rede
A Secretaria de Saúde (SES-DF) também conta com outros CAPSi localizados em Taguatinga, Recanto das Emas e Sobradinho. Até o começo de 2026, está prevista a implantação de mais dois centros, um no Recanto das Emas e outro em Ceilândia.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Fonte: Agencia Brasília