Os brasilienses tiveram na manhã deste domingo (3) um motivo a mais para sair de casa. Até às 17h, a Base Aérea de Brasília recebeu a população na exposição Portões Abertos 2023, promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB). O público conheceu aeronaves e equipamentos militares, assistiu apresentação de paraquedismo, demonstrações e acrobacias aéreas, além de participar de sorteios de brindes e shows com bandas locais.
As forças de segurança pública do Distrito Federal marcaram presença e deixaram à mostra para a população os equipamentos aéreos utilizados pelas corporações. Os visitantes puderam ver de pertinho os helicópteros, aeronaves e caminhões do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), das polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF) e do Departamento de Trânsito do DF.
Na tenda do Corpo de Bombeiros, instruções e orientações eram repassadas para o público, assim como explicações sobre as funcionalidades dos materiais expostos. “Trouxemos uma gama de produtos, como drones, amostra de turbinas, viaturas, escadas e diversos materiais de combate aos incêndios florestais. Estamos apresentando os equipamentos, repassando orientações. Além disso, estamos atuando no trabalho preventivo do evento e posicionados também para atender qualquer ocorrência”, disse o responsável pela corporação, Major Fernando Dias.
A PCDF esteve representada pela equipe da Divisão de Operações Aéreas (DOA), com a aeronave Airbus AS350 Esquilo da instituição. O helicóptero faz parte do inventário patrimonial de bens móveis e é utilizado em atividades e missões policiais diversas, tanto no espaço aéreo do DF, como em outras unidades da federação, em apoio às situações emergenciais, operacionais e de segurança pública. A PMDF também estava com estande montado e levou para apreciação da população aeronaves utilizadas nas missões.
O Detran além de ter aeronaves em exposição estática no evento, estava auxiliando também no controle do trânsito na região. A rotatória do Park Way (Quadra 14, Conjunto 1) sentido marginal da DF-047 (EPAR) foi fechada, assim como a alça de ligação da DF-025 para a EPAR. Também foi implantada uma faixa reversa de emergência para ambulâncias, viaturas e táxis na via de acesso à Base Aérea. Além de colocar redutores de velocidade, o Detran instalou painéis móveis para orientar o fluxo de veículos nas imediações do aeroporto.