Pesquisar
Close this search box.

GDF oferece à população rede de cuidados durante o envelhecimento

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado neste domingo (1º). A data foi

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado neste domingo (1º). A data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 14 de dezembro de 1990, com o objetivo de chamar a atenção para essa parcela da população e desmistificar estereótipos negativos e equívocos sobre pessoas idosas e envelhecimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano, a expectativa de vida da população brasileira atingiu os 76,2 anos e, até 2100, deve alcançar 88,2 anos. Esse índice pode variar ao longo do tempo devido a diversos fatores, como avanços na área de saúde, mudanças nas condições socioeconômicas e outros indicativos determinantes.

Atendimento à saúde

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) tem uma linha de cuidado em rede separada por três níveis de atenção. O primeiro, que é a porta de entrada para qualquer pessoa idosa no sistema de saúde, começa nas unidades básicas de saúde (UBSs), onde a equipe faz o acompanhamento longitudinal do paciente – ou seja, ao longo do tempo.

Nessa linha, a secretaria busca promover a saúde para essa parcela da população por meio de orientações de prática de exercício, alimentação saudável e circuitos multissensoriais para prevenção de quedas, entre outras atividades.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.