GDF vai exigir cartão de vacina em eventos

O Governo do Distrito Federal decidiu tornar obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 em competições esportivas, shows e festivais. Foi publicado decreto nesta quarta-feira (24) com a medida.

Antes deste decreto, era permitido ir a estes eventos apenas com teste RT-PCR negativo.

A exigência do cartão de vacina vem ligada a flexibilizações. A partir de hoje, não será mais necessário impor limite de 50% da capacidade de público em cinemas, teatros, circos, competições esportivas, casas de festas, eventos cívicos, corporativos e/ou gastronômicos, feiras, exposições, shows e festivais.

Pistas de dança, uso de guardanapos de tecido e disponibilização de itens de uso coletivo também estão liberados. A venda de ingressos poderá ser feita presencialmente e não mais exclusivamente on-line. Também não há mais necessidade de demarcar a organização das filas.

Cada estabelecimento terá a liberdade de limitar a capacidade, desde que respeitado o distanciamento de um metro. Medidas já como disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras, higienização de ambientes e ventilação natural do ambiente seguem mantidas.

Força-tarefa

A força-tarefa de fiscalização contra a covid-19 passa a não contar mais com Polícia Civil, Detran, DER, Secretaria de Agricultura e Diretoria de Fiscalização Tributária da Secretaria de Economia. Seguem fiscalizando os seguintes órgãos:

DF Legal;Secretaria de Segurança Pública;Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde;Secretaria de Transporte e Mobilidade;Corpo de Bombeiros Militar;Polícia Militar;Procon;Brasília Ambiental (Ibram).

Veja a íntegra do novo decreto, a partir da página 4.