Gente… eu vi na novela que Machado de Assis era negro. Eu não sabia!

Na novela Um Lugar ao Sol, a professora abordou o assunto e deu uma aula para os alunos e pra muitas pessoas como eu que realmente não sabia…

As produções televisivas podem guardar informações muito importantes em seus roteiros. Se a arte imita a vida, por que não informar os telespectadores sobre conceitos históricos e desmontar informações errôneas que perduraram por anos, décadas?

Alunos ouvem com atenção a história de Machado de Assis. Foto: Reprodução.

Foi o que aconteceu ontem em “Um Lugar ao Sol”, na cena em que Marieta Severo acompanha uma aula de história, a professora explica aos alunos sobre Machado de Assis e como o escritor foi branqueado na história da literatura.

Na cena, ela mostra duas fotos do autor, afim de mostrar à diferença aos alunos. Afinal, ao longo dos anos vimos o escritor retratado como branco nos livros. Na época era desejável pela elite que o maior escritor da história da literatura brasileira fosse branco. Na concepção destas pessoas, era mais aceitável que ele fosse mestiço e não negro. Um absurdo!

Aula sobre Machado de Assis. Foto: Reprodução.

Na cena em questão uma aluna pergunta: “Mas Machado de Assis era Branco ou Negro?” Rapidamente a professora responde: “Negro!”

O tempo passou e hoje podemos acompanhar nas tramas certa militância e o desmonte de conceitos racistas e preconceituosos. É óbvio que precisa melhorar muito, já que nos deparamos com notícias horríveis atualmente envolvendo casos de racismo.

As duas imagens de Machado de Assis. Foto: Globo.com

É importante lembrar que racismo é crime! E pensamentos retrógados, preconceituosos devem ficar no passado. E que bom que as novelas estão aí para informar!

O post Gente… eu vi na novela que Machado de Assis era negro. Eu não sabia! apareceu primeiro em Jornal de Brasília.