Pesquisar
Close this search box.

Jovens promessas: atletas mirins representam o DF em torneios nacionais

Nas competições regionais e nacionais, um nome tem se destacado entre os atletas mirins

Nas competições regionais e nacionais, um nome tem se destacado entre os atletas mirins de natação. Trata-se da brasiliense Alice Viçosa, que, aos 12 anos, sonha alto: “Quero disputar uma edição de Olímpiadas”. Apesar da pouca idade, a pequena nadadora tem desempenho de gente grande e, graças ao Programa Compete Brasília, terá a oportunidade de seguir performando em alto nível ao competir com outras jovens promessas em torneios dentro e fora do país.

O Compete Brasília, vinculado à Secretaria de Esporte e Lazer do DF, tem sido um catalisador para o desenvolvimento esportivo de crianças talentosas, como Alice. A iniciativa proporciona que atletas e paratletas da capital federal possam participar de competições de relevância nos cenários nacional e internacional, por meio da concessão de transporte (aéreo ou terrestre).

Até o momento, a iniciativa já beneficiou 4.170 atletas. “Queremos chegar a 5 mil. O Compete Brasília é um programa inédito em todo país, um modelo que tem sido replicado em outros estados. A iniciativa tem grande retorno esportivo para o DF, que tem sido uma incubadora de grandes crianças e jovens talentos”, enfatiza o secretário substituto de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

É justamente através do programa que Alice poderá disputar o Festival da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) Centro-Oeste Mirim e Petiz, sediado em Campo Grande (MS), que ocorrerá em 16 de novembro. O evento é fundamental para que a jovem prodígio mantenha o primeiro lugar no ranking nacional na categoria Petiz 2, na modalidade de 800 metros livres.

“Essas passagens cedidas pelo GDF foram muito importantes para o processo de preparação da Alice. Ela não poderia deixar de participar do evento, mas os valores assustaram a gente, seria complicado arcar sozinha com os custos”, narra a mãe da pequena nadadora, Kátia Viçosa, 41. “Se não fosse essa ajuda, a gente teria que ir de ônibus, o que seria muito desgastante para ela, uma vez que ela estará vindo de outras competições”, completa a professora de educação física.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU