Lançado caderno para a Plenarinha 2023/2024

A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou, na manhã desta sexta-feira (25), a

A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou, na manhã desta sexta-feira (25), a 11ª edição do Caderno Guia para a Plenarinha 2023/2024. O caderno orienta o trabalho dos profissionais da educação infantil durante todo o período que antecede a Plenarinha (iniciativa que busca a participação das crianças no Projeto Político Pedagógico – PPP – de cada unidade escolar que oferta atendimento a Educação Infantil), que esse ano vai acontecer em novembro. Nesta dia 25, é celebrado o Dia Distrital e Nacional da Educação Infantil. Dessa vez, o guia também será usado nas atividades de 2024.

O guia serve de base para o educador desenvolver atividades com as crianças, dentro do tema proposto. Ele traz textos, entrevistas e experiências de professores, além de sugestões de atividades, para subsidiar o trabalho de professores da educação infantil. Essa edição da Plenarinha, que promove o protagonismo infantil no processo pedagógico, traz o tema ”Identidade e diversidade na educação infantil: eu sou assim e você, como é?”

Depois do lançamento do caderno, os docentes das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) passarão por um treinamento. Ao final do segundo semestre do ano letivo, as escolas apresentam o que construíram a partir da temática.

Baixe aqui o Caderno Guia da Plenarinha 2023/2024

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que destacou o protagonismo dado às crianças no dia a dia da educação infantil. “Tudo que envolve diversidade traz um novo olhar. A primeira Plenarinha, em 2013, aconteceu num contexto de mudança de currículo. Trazer a criança para o foco central desse projeto é dar a ela o protagonismo no conteúdo ensinado. E compreender que essas múltiplas faces e identidades contribuem para o desenvolvimento saudável e integral das crianças”, destacou Hélvia Paranaguá.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.