Pesquisar
Close this search box.

Lista de habilitados da sociedade civil para eleições do CAS-DF é divulgada

O Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) divulgou, nesta quarta-feira (19), a


O Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) divulgou, nesta quarta-feira (19), a lista definitiva das organizações habilitadas a concorrer nas eleições para recomposição da sociedade civil no órgão, com mandato para o período de 2024 a 2027. A publicação pode ser conferida no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A próxima etapa ocorre em 5 de julho, com a assembleia eleitoral dos candidatos.

Estão habilitadas, na atual etapa do processo eleitoral, aquelas entidades de assistência social e organizações de usuários vinculadas a programas, projetos, serviços e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no DF, bem como organizações de trabalhadores da área inscritas no CAS.

A eleição escolherá 12 conselheiros e mais 12 membros para a suplência no CAS-DF | Foto: Divulgação/ Sedes

A eleição de representantes da sociedade civil no conselho ocorre a cada três anos para garantir que o segmento tenha participação ativa nas decisões relativas à assistência social no DF. Ao todo, serão preenchidas 12 cadeiras de titulares e 12 de suplentes no conselho, sendo quatro vagas por segmento (entidades, usuários e trabalhadores).

Na assembleia eleitoral instituída pelo CAS, haverá pronunciamento dos participantes, votação e apuração dos votos. A divulgação do resultado final das organizações eleitas está prevista para ocorrer em 8 de julho.

Serão eleitos como membros titulares os quatro candidatos mais votados em cada segmento. Já os quatro candidatos subsequentes mais votados serão eleitos como membros suplentes, classificados na ordem de 1º, 2º, 3º e 4º suplentes.

“A representação dessas organizações é essencial para orientar as ações do CAS”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

“Com isso, viabilizamos os princípios de democracia e controle social que norteiam o Suas, enriquecendo os debates e as políticas desenvolvidas”

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

, completa.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), o CAS-DF é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo que formula e controla a execução da política de assistência social no DF, além de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos destinados à área. A instância é composta por 24 representantes governamentais e da sociedade civil organizada, com mandato de três anos, permitida uma recondução.

*Com informações da Sedes-DF



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU