Campanha será realizada no dia 4/11, das 10h às 18h, na FAC. Iniciativa visa divulgar o Projeto Livro Livre, que amplia o acesso a recursos acadêmicos e incentiva a colaboração entre estudantes e professores
Em uma ação criativa para divulgar o projeto Livro Livre, o Centro de Documentação (CEDOC) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) irá trocar doces por livros, no dia 4 de novembro, em alusão ao Halloween. A campanha, intitulada “Livros ou Travessuras?”, será realizada das 10h às 18h, na área de convivência da FAC.
Neste ano, o evento contará com um concurso de fantasias com direito a premiações e brindes para os melhores colocados. Além da troca e doação de livros, também haverá uma oficina para confecção de marcadores de página de papel personalizados, jogos e brincadeiras para todas as idades.
Sobre o Projeto Livro Livre
Lançado em 2015 pelo CEDOC da FAC, em parceria com a disciplina de Computação, Informação e Comunicação (CIC), o projeto Livro Livre visa democratizar o acesso a livros, trabalhos acadêmicos e documentos de maneira simples e gratuita. A iniciativa se destaca não apenas pelo incentivo à leitura, mas também por auxiliar diretamente estudantes e professores em suas pesquisas acadêmicas, fornecendo materiais atualizados e relevantes sem custos. Este ano conta com o apoio do “Projeto Fogo na Fake”, da Rede Biota Cerrado, que irá participar da distribuição de brindes e brincadeiras.
A biblioteca colaborativa, localizada na área de convivência da FAC, permite que qualquer pessoa pegue livros emprestados sem a necessidade de cadastro ou triagem. “O Livro Livre facilita o acesso a recursos essenciais para o desenvolvimento acadêmico. Estudantes e professores encontram uma variedade de obras que podem enriquecer suas pesquisas, além de ser um espaço de troca contínua de conhecimento“, afirma a bibliotecária Dra. Mônica Peres, uma das idealizadoras do projeto.
Os benefícios do Livro Livre vão além do simples empréstimo de obras. A iniciativa fomenta a cultura de colaboração entre a comunidade acadêmica, promovendo o compartilhamento de informações que podem impactar positivamente na formação dos alunos. Além disso, os professores podem recorrer ao acervo para complementar suas aulas e orientações, criando um ambiente propício à troca de saberes e ao desenvolvimento intelectual.
A devolução dos livros pode ser feita sem prazos rígidos, o que proporciona flexibilidade ao leitor. Novos títulos podem ser doados diretamente nas prateleiras do projeto ou no CEDOC.
Serviço
Projeto Livro Livre
Local: Área de convivência da Faculdade de Comunicação da UnB
Mais informações: https://sites.google.com/view/livrolivrefac/home?authuser=0
Instagram: @livrolivre.unb
Fonte: Paulo Almeida
Foto: Divulgação









