Motoristas de ônibus vivem a experiência de ser ciclista no trânsito

Motoristas das cinco operadoras do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF experimentaram transformar

Motoristas das cinco operadoras do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF experimentaram transformar a teoria em prática, no treinamento “Motorista Amigo do Ciclista”, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (18). Na parte prática do curso, os rodoviários puderam experimentar a sensação de estar no lugar dos ciclistas quando são ultrapassados por um ônibus em alta velocidade, sobretudo se o condutor não respeitar o distanciamento e a velocidades para essas ocasiões.

“A gente está acostumado com o outro lado. A gente nunca se vê numa situação dessas. Quando você vê a movimentação, o deslocamento, a velocidade do vento, assusta um pouco”, confessou Luiz Claudio Galvão, que há 36 anos trabalha como motorista de ônibus.

Outro rodoviário que fez a simulação na bicicleta foi Adriano Oliveira. Guiando coletivos há quase 10 anos, essa foi a primeira vez que participou desse tipo de treinamento. “A gente se coloca no lugar deles. No dia a dia a gente acaba passando muito perto. Vamos colocar em prática, que é possível mantermos a paz no trânsito”, afirmou o motorista.

O treinamento foi dividido em duas partes, sendo a primeira teórica, apresentando todas as informações e legislação sobre a relação dos motoristas com os ciclistas no trânsito. O Detran apresentou uma peça de teatro para demonstrar os cuidados que os motoristas e os ciclistas devem ter no trânsito, alertando inclusive sobre as multas que podem ser aplicadas em casos de descumprimento.

Os riscos de acidentes com mortes foram apresentados pelo Programa Brasília Vida Segura, executado pelo GDF. Segundo Júlia Jevoux, que coordena o Comitê de Segurança do programa, os treinamentos são importantes para conscientizar os condutores. “Precisamos reduzir o envolvimento de ciclistas em acidentes no DF e esse treinamento contribui para que haja mais colaboração e respeito entre os motoristas e as pessoas que se deslocam de bicicleta”, afirmou.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.