Pesquisar
Close this search box.

Novo Cras do Itapoã vai atender 5 mil famílias em vulnerabilidade

Mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi entregue pelo Governo do


Mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi entregue pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Nesta sexta-feira (15), foi inaugurada a unidade do Itapoã Parque, sendo o primeiro espaço de atendimento do bairro e o segundo da região administrativa. O equipamento terá capacidade para atender 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

O evento também foi marcado pela assinatura do projeto de lei que será encaminhado à Câmara Legislativa do DF (CLDF) sobre a reestruturação da carreira dos assistentes sociais. O governador Ibaneis Rocha enalteceu o trabalho do Cras e falou da importância dos assistentes sociais.

Ibaneis Rocha: “Nós estamos fazendo um trabalho a partir dos servidores da assistência social, que nos ajudam nesse trabalho diuturno, que é o de atender a população” | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

“Essa entrega significa muito para nós todos. Sabemos a importância de ter uma porta de entrada para as pessoas mais vulneráveis. Nós estamos fazendo um trabalho a partir dos servidores da assistência social, que nos ajudam nesse trabalho diuturno, que é o de atender a população”, disse Ibaneis Rocha.

Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Cras permite intervenções socioassistenciais, sobretudo com a facilitação do acesso da população a benefícios e programas governamentais. Segundo a Sedes, mais de 10 mil famílias são acompanhadas pelo Cras do Itapoã. Apenas em 2023, a unidade realizou 8.050 atendimentos e atendeu 4.704 famílias, conforme o Sistema da Assistência Social (SAS).

A previsão é que o bairro reúna 12.112 apartamentos


O segundo Cras da região administrativa, portanto, visa desafogar os atendimentos na outra unidade e suprir a demanda que surgirá após a entrega das novas unidades habitacionais do Itapoã Parque. A previsão é que o bairro reúna 12.112 apartamentos, com a previsão de 50 mil habitantes, suscitando a necessidade de viabilizar não somente acesso a uma infraestrutura básica, mas também aos equipamentos e políticas públicas.

O Cras do Itapoã Parque tem 656,93 metros quadrados de área construída e conta com áreas para atendimentos, almoxarifado, banheiros para beneficiários e servidores, copa e cozinha, além de área externa. O efetivo de servidores será composto por agentes sociais, especialistas e um gerente.

Presente ao evento, a primeira-dama e ex-secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, falou do funcionamento de um ecossistema para melhorar a vida das pessoas e proporcionar dignidade, citando como exemplo as entregas desta sexta-feira (15) tanto da Escola Classe 203 do Itapoã como o Cras do Itapoã Parque.

A primeira-dama Mayara Noronha Rocha ressalta que “ter o acompanhamento oferecido pelo Estado é o que faz a diferença lá na frente” | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

“Se nós queremos mudar o futuro, temos que começar na base, e a base começa lá na Escola Classe. Ela passa por aqui pelo Cras, porque as famílias que estão aqui, em cada janelinha desses [apartamentos], existe uma vida diferente, uma realidade diferente. Ter o acompanhamento oferecido pelo Estado é o que faz a diferença lá na frente. Muita gente não tem paciência de ver o desenvolvimento de uma obra, mas só quem consegue visualizar um futuro próspero entende que a gente precisa passar por obras. O Cras é a prova de que o governo trata com prioridade aqueles que mais precisam”, acrescentou.

Ao falar do equipamento público, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, comentou o empenho do governo em ampliar as unidades socioassistenciais: “Quando iniciamos a gestão, em 2019, existiam 26 Cras e agora inauguramos a 32ª unidade. Essa é a porta de entrada para quase todas as políticas públicas e o Itapoã é uma região com um dos maiores índices de vulnerabilidade social. É preciso lembrar que nós triplicamos o investimento na área e é por isso que está sendo possível fazer tantas entregas e fazer com que o DF tenha cada vez menos desigualdade social”, pontuou.

Benefícios à comunidade

Márcia Ribeiro comemora que o novo equipamento “vai trazer muitos benefícios para a comunidade” | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Para o administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, a construção do centro de referência consolida a preocupação do governo com a população da cidade. “Esse equipamento é muito importante para o Itapoã. Temos uma comunidade muito carente e os serviços ofertados serão muito bem aceitos”, diz.

Moradora do Itapoã Parque há um ano, a técnica de enfermagem Márcia Ribeiro, 45 anos, afirma que o novo Cras vai facilitar a rotina da comunidade. “O equipamento está mais perto da casa de quem precisa”, defende ela. “Vai trazer muitos benefícios para a comunidade”, completa.

Antonia Rego recebe os cartões Gás e Prato Cheio e é beneficiada com o Bolsa Família: “Me ajudam bastante” | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

‌A dona de casa Antonia Rego, 47, acredita que, com mais um espaço de atendimento, o acesso aos serviços do Cras será mais ágil. “O outro é muito procurado e, dependendo da data, não conseguimos marcar atendimento. Com dois, com certeza vai ser mais rápido”, diz.

Ela recebe os cartões Gás e Prato Cheio e é beneficiada com o Bolsa Família. “Me ajudam bastante. Com o Prato Cheio, por exemplo, faço as compras do mês. Com o Cartão Gás, temos R$ 100 para comprar o botijão, e ainda tem o Bolsa Família, que ajuda a pagar uma conta de água, de luz”, comenta.

Atendimento socioassistencial

Em novembro do ano passado, o GDF entregou uma nova do Cras em Santa Maria. O segundo equipamento da cidade está instalado no Condomínio Porto Rico, Conjunto F, Casa 9, e tem capacidade para atender 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

O espaço é provisório e tem vigência prevista para durar 60 meses. O objetivo é assegurar uma solução temporária para garantir atendimento aos moradores do residencial e residentes de quadras adjacentes até uma estrutura definitiva ser viabilizada.

Com a nova unidade no Itapoã, o Distrito Federal passa a contar com 33 centros de referência de assistência social. Os equipamentos são porta de entrada para os programas socioassistenciais oferecidos pelo GDF. Para ter acesso aos benefícios, é preciso estar inscrito no Cadastro Único. O atendimento é feito com data e horário agendados pelo telefone 156 ou pelo site da Sedes. Verifique aqui o contato e endereço de todas as unidades.



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU