Oficina orienta sobre boas práticas de inovação no serviço público do DF

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou, nesta terça-feira (15), durante a programação da

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou, nesta terça-feira (15), durante a programação da 1ª Semana de Controle Social, a oficina Governança de Serviços. A primeira turma reuniu-se no Laboratório de Inovação da Escola de Governo (Egov). A mentoria é multidisciplinar e voltada para servidores públicos do Governo Distrito Federal (GDF).

“A ideia é que os servidores aprendam boas práticas de inovação para o redesenho de serviços públicos, colocando o cidadão, a pessoa que utiliza os serviços governamentais, no centro da tomada de decisão”, afirma o controlador-geral do DF, Daniel Lima. Ele explicou que a oficina é elaborada pela Ouvidoria-Geral do DF, unidade da CGDF, e que, em 2023, haverá duas turmas com mentoria de três meses após a aula inicial. A segunda turma vai se reunir na próxima semana.

“O propósito da oficina é transformar os serviços públicos com base nas necessidades das pessoas e melhorar suas vidas. Vamos trabalhar com as melhores práticas de inovação, aplicadas a casos reais. Entregaremos uma caixa de ferramentas para os órgãos do GDF, e a melhor aplicação ficará a critério de cada pasta”, afirma a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

“O importante é conseguirmos levar o cidadão para o centro da tomada de decisão, colaborando com o processo de identificação de problemas e definição de soluções, além de disseminar a cultura de linguagem simples”, complementa.

Participaram da primeira turma da oficina representantes do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), do Detran-DF, da CGDF e das secretarias de Educação e (SEE) de Segurança Pública (SSP). Os participantes tiveram a oportunidade de iniciar a aplicação de metodologias de inovação ao redesenho de um serviço do próprio órgão ali representado. Os conceitos aprendidos serão aplicados a casos reais durante os três meses de mentoria. Os participantes apresentarão um protótipo que será desenvolvido até o final da capacitação.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.