NATHALIA DURVAL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O 50 Best, uma das principais premiações gastronômicas do mundo, anunciou nesta quinta (14) sua lista estendida dos melhores restaurantes da América Latina, que comtempla endereços da 51ª à 100ª posição.
No ranking, estão oito brasileiros. O mais bem colocado é o Manu, da chef Manu Buffara, que ficou em 60º lugar. O restaurante em Curitiba caiu 25 posições, pois figurava em 35º lugar no ano passado. Em seguida, vem o D.O.M., do chef Alex Atala, em São Paulo, que ficou em 67º -ele também caiu, duas posições, em relação à edição passada.
A lista deste ano conta com duas novidades: o paulistano Notiê, do chef Onildo Rocha, entrou pela primeira vez, na posição de número 85, e o restaurante Manga, comandado pelos chefs Dante e Kafe Bassi na Bahia, estreou em 90º. Já o restaurante carioca Oro, do chef Felipe Bronze, voltou ao ranking, em 91º.
O ranking é resultado do voto de 300 jurados, que inclui chefs e críticos. Os 50 melhores restaurantes da América Latina serão divulgados em cerimônia presencial no dia 26 de novembro, no Rio de Janeiro, que sedia o evento regional pelo segundo ano seguido.
VEJA A LISTA COMPLETA ABAIXO
60º – Manu, Curitiba
67º – D.O.M., São Paulo
68º – Origem, Salvador
77º – Cipriani, Rio de Janeiro
85º – Notiê, São Paulo
87° – Mocotó, São Paulo
90º – Restaurante Manga, Salvador
91º – Oro, Rio de Janeiro