Pesquisar
Close this search box.

Operação da PCDF investiga esquema de vigilância clandestina no DF

O esquema utiliza câmeras clandestinas estrategicamente posicionadas, capturando imagens de qualquer pessoa A Polícia


O esquema utiliza câmeras clandestinas estrategicamente posicionadas, capturando imagens de qualquer pessoa

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está empenhada na investigação de um esquema criminoso que monitora o percurso de motoristas que trafegam pelas rodovias da capital do país. O esquema utiliza câmeras clandestinas estrategicamente posicionadas, capturando imagens de qualquer pessoa que seja alvo de solicitações feitas aos gestores desses dispositivos de vigilância, 24 horas por dia.

A investigação ganhou impulso após a operação RockYou2023, que desmantelou uma quadrilha envolvida na comercialização de dados sigilosos de altas autoridades da república. Agora, a 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) amplia suas apurações para abordar violações à intimidade e privacidade da população do DF, destacando-se a venda ilegal de dados provenientes do videomonitoramento de veículos.

Empresas privadas de outros estados são suspeitas de instalar clandestinamente uma rede de câmeras pela cidade, efetuando o monitoramento privado das rodovias do Distrito Federal. Essas câmeras estão equipadas com leitores de caracteres (OCR) e programação de inteligência artificial, permitindo o reconhecimento de placas veiculares e, consequentemente, a captura de imagens dos trajetos de rotina das pessoas.

 



Fonte: JBR

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.