Parque Estadual de Terra Ronca

Publicidade

Há 400 km de Brasília, o Parque Estadual de Terra Ronca, criado pela Lei 10.879, de 7 de julho de 1989, está localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, região nordeste do Estado de Goiás. Possui uma área de, aproximadamente, 57.000 hectares, com imensas e maravilhosas cavernas, algumas atravessadas por rios.

Um dos maiores complexos de cavernas da América Latina, o Parque de Terra Ronca tem opções para todos os passeios: Aquelas que exigem alto nível técnico, só possíveis de serem exploradas por espeleólogos experientes e bem equipados, e outras cavernas de fácil acesso, abertas a visitação ecoturística.

Ao redor deste parque foi criada a área de proteção ambiental (APA) da Serra Geral, pelo Decreto n.º 4.666, de 16 de abril de 1996. A implantação do Parque e da APA tem como principal objetivo proteger todo o complexo natural da região, composto por inúmeras cavernas cobertas por um rico sistema de espeleotemas, as nascentes e as encostas de rios de águas límpidas que correm dentro e fora das grutas, além da diversificada fauna e flora, que oferecem um espetáculo a parte, pela inumerável vastidão de espécies, algumas inclusive exclusivas da região.

Endereço:

Distância de 600Km de Goiânia, 400Km de Brasília, 300Km de Alto Paraíso, 200Km de Luis Eduardo Magalhães (BA)

Contato:

(62) 3446-1235

COMENTÁRIOS