Pesquisa mostra Ibaneis a um passo do Buriti com 75,3 % dos votos válidos

Publicidade

De acordo com levantamento do Instituto Opinião Política encomendado pelo jornal CB, o candidato emedebista atinge 75,3% dos votos válidos. Rollemberg aparece 24,7%

Se a eleição fosse nesta terça-feira (16/10), Ibaneis Rocha (MDB) venceria com folga a disputa ao Palácio do Buriti. É o que indica pesquisa do Instituto Opinião Política, encomendada pelo Correio Braziliense, que avalia o cenário para o segundo turno da corrida ao Governo do Distrito Federal. O emedebista, que saiu na frente em 7 de outubro, aparece com 75,3% dos votos válidos. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem 24,7%. Esses índices são calculados excluindo-se os votos brancos, nulos e indecisos.

Significa dizer que a cada quatro votos a candidatos na capital do país, três serão destinados ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF. Concluída uma semana depois da votação do primeiro turno, a sondagem mostrou que apenas 2,8% dos eleitores, a essa altura, ainda não tomaram partido na disputa. Esse percentual aparece na consulta estimulada, em que Ibaneis tem 67,4% e Rollemberg, 22,1%. Os votos brancos, nulos ou de nenhum candidato somam 7,7%.

O eleitorado de Ibaneis aparece consolidado na pesquisa espontânea, quando o entrevistador pergunta a preferência do cidadão, sem exibir uma cartela com os nomes dos dois candidatos. Nesse cenário, o emedebista aparece com 60,8%. O mesmo efeito ocorre com Rollemberg, ou seja, o percentual dos que o apontam como o preferido é semelhante ao registrado na sondagem estimulada: 19,4%. Outros 10,3% não souberam avaliar e 9,4% não querem nenhum dos nomes ou vão de votos brancos ou nulos.

Da Redação com informações do Correio

COMENTÁRIOS