Pesquisar
Close this search box.

Programa Tempo de Refletir traz história de superação de câncer de mama

Em celebração ao Outubro Rosa, a edição desta sexta (20) do programa Tempo de

Em celebração ao Outubro Rosa, a edição desta sexta (20) do programa Tempo de Refletir contou com a participação da professora e palestrante Adriana Faria, pioneira ao ocupar o cargo de secretária-executiva de Valorização e Qualidade de Vida e que possui uma notável trajetória de 28 anos de serviço público. O evento teve a presença do secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, do atual secretário-executivo da Sequali, Epitácio Junior, e de servidores do GDF.

Na abertura da transmissão, Adriana destacou o comprometimento e os notáveis avanços nos projetos de Qualidade de Vida destinados aos servidores públicos do Distrito Federal. Em seguida, compartilhou a própria jornada de enfrentamento ao câncer de mama.

Ela detalhou o momento da descoberta do nódulo mamário, ocorrido em meio à agitação da campanha eleitoral. De maneira inspiradora, Adriana descreveu como enfrentou o tratamento do câncer de mama com serenidade e otimismo, ressaltando o papel vital desempenhado por sua família e amigos, que a motivaram e ampararam ao longo desse desafio. A palestrante também relatou uma reviravolta em sua trajetória de tratamento, quando contraiu a covid-19 na segunda sessão de quimioterapia, tornando-a ainda mais vulnerável e debilitada por alguns dias.

Após as sessões de quimioterapia, Adriana passou por uma cirurgia de mastectomia, a remoção de ambas as mamas, seguida pela colocação de próteses mamárias. Este momento, segundo ela, foi particularmente desafiador devido a uma complicação pós-cirúrgica que a levou à UTI. Hoje, após três meses da cirurgia, ela se sente mais vigorosa e recuperada.

A ex-secretária da Sequali compartilhou valiosas lições que adquiriu durante todo o período de tratamento, incluindo a capacidade de lidar com os altos e baixos, cultivar a paciência e apreciar o presente, as pessoas e os momentos, alimentando a paixão pela vida. Além disso, Adriana destacou a importância de encarar o câncer de mama sem romantizá-lo, a necessidade de uma rede de apoio emocional para manter o equilíbrio e seguir adiante. Ela também ressaltou a relevância do apoio psicológico e aconselhou a evitar buscar informações excessivas na internet para preservar a saúde mental.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU