Pesquisar
Close this search box.

Ressocialização e esporte se encontram em Copa Atlas de Futsal

O objetivo da competição é a utilização do processo esportivo dentro das atividades lúdicas


O objetivo da competição é a utilização do processo esportivo dentro das atividades lúdicas desenvolvidas no sistema socioeducativo como contexto de mediação

Ao longo de 2023, socioeducandos participaram da Copa Atlas de Futsal. O grande vencedor foi o time da Unidade de Internação de Brazlândia, que conquistou o título jogando a grande final contra a equipe da Unidade de Internação de Planaltina. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) para incentivar a prática de esporte, a ressocialização e o trabalho em equipe. A partida foi realizada na unidade de Brazlândia nesta quinta-feira (21). O torneio é organizado pela Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), da Sejus, e envolveu adolescentes que se dividiram em 11 times.

“A prática esportiva é um importante meio de reconstrução das relações entre os adolescentes e jovens socioeducandos. O projeto contribui com a vivência da modalidade desportiva, integração em grupo, desenvolvimento do espírito cooperativo e ressocialização”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O objetivo da competição é a utilização do processo esportivo dentro das atividades lúdicas desenvolvidas no sistema socioeducativo como contexto de mediação no desenvolvimento humano. A prática possibilita a construção de vínculos significativos, reconhecimento de grupo no contexto social e – até mesmo – uma ressignificação da trajetória infracional.

“Além da prática da atividade física e seus benefícios para o corpo e mente, o campeonato possibilita a vivência do trabalho em equipe, o fortalecimento de vínculos entre os próprios socioeducandos e os servidores. Há também o desenvolvimento da cooperação entre os jogadores do mesmo time, do trabalho de pertencimento ao grupo e seu papel nele, dentre outras vantagens, mesmo sendo uma atividade competitiva”, avalia o subsecretário da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, Daniel Fernandes.

As informações são da Agência Brasília



Fonte: JBR

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.