Pesquisar
Close this search box.

Restaurantes comunitários vão oferecer três refeições diárias para população em situação de rua

A partir da próxima semana, os 16 restaurantes comunitários vão ofertar gratuitamente todas as


A partir da próxima semana, os 16 restaurantes comunitários vão ofertar gratuitamente todas as refeições para pessoas em situação de rua. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (6) pela secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. Desde 2020, esse público, acompanhado das equipes de Abordagem Social, já tinha garantia do almoço nos equipamentos. Com o decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado recentemente, os restaurantes também passam a oferecer café da manhã e jantar, conforme capacidade de atendimento de cada unidade.

“O governador assinou decreto e nós teremos, agora, a oferta do café da manhã, almoço e jantar. A partir da semana que vem, o decreto começa a ser aplicado na prática em todos os 16 restaurantes comunitários”, disse a secretária Ana Paula Marra (à esquerda) | Foto: Divulgação/Sedes

Hoje, são quatro os restaurantes comunitários que têm jantar: Arniqueira, Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina e Recanto das Emas. Em entrevista ao CB Poder, do jornal Correio Braziliense, nesta segunda, Ana Paula Marra reforça que a Sedes estava em processo de adequação dos contratos com as empresas terceirizadas para garantir o serviço em todos os equipamentos.

“Nós assumimos a gestão da secretaria em 2020, e sempre houve uma preocupação sobre como ficariam as pessoas em situação de rua naquele momento de pandemia, com tudo fechado. Os restaurantes comunitários mantiveram a oferta de refeições, por meio de marmitas, sem aglomeração. Desde esse período, nós incluímos a população que vive nas ruas, de forma gratuita. Isso ficou em vigor até o momento porque nós percebemos essa necessidade”, explica. “O governador assinou decreto e nós teremos, agora, a oferta do café da manhã, almoço e jantar. A partir da semana que vem, o decreto começa a ser aplicado na prática em todos os 16 restaurantes comunitários”.

Atualmente, quatro restaurantes comunitários oferecem jantar: Arniqueira, Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina e Recanto das Emas. Oferta chegará às 16 unidades do DF | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A secretária de Desenvolvimento Social, também destacou na entrevista a inclusão da modalidade pernoite no edital de chamamento público com duas mil novas vagas de acolhimento institucional.

“Na pandemia, quando todos estavam em isolamento social, nós construímos dois alojamentos temporários, um no Autódromo e outro no estacionamento do estádio do Abadião, em Ceilândia, de forma emergencial. Eram 200 vagas em cada um e teve grande adesão. Foi quando começamos a pensar nessa possibilidade. O pernoite vem para trazer essa dignidade noturna. A pessoa vão chegar às 19h e ficar até às 7h, e terão direito a um jantar, uma cama, tomar banho, colocar uma roupa limpa, dormir longe do frio, poderão acordar e continuar suas atividades da forma que eles quiserem”, pontua a gestora.

“É uma novidade, é a primeira vez que vamos implementar de forma permanente. Colocamos no edital 200 vagas inicialmente para ver como será essa adesão das pessoas em situação de rua. Enquanto em uma casa de passagem são, no máximo, 50 pessoas, na modalidade pernoite, justamente pela rotatividade, nós vamos ter de 50 a 200 pessoas no local. Isso tudo vai variar de acordo com a entidade que vai assumir o serviço”, ressalta.

Audiência pública

Para esclarecer as organizações da sociedade civil (OSC) e a população, Ana Paula Marra finalizou a entrevista ao CB Poder com um convite: “Nesta terça, das 10h às 12h, teremos uma audiência pública virtual onde todas as entidades sociais interessadas em participar do edital de acolhimento de pessoas em situação de rua e também do pernoite poderão tirar as suas dúvidas. Este será o momento de esclarecer ponto a ponto o que está no edital, porque quanto maior a participação, melhor o serviço”, enfatiza.

A audiência pública será realizada nesta terça-feira (7) pela plataforma Zoom, neste link.

*Com informações da Sedes

 



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU