Na tarde desta quarta-feira (5), a oficina Govi-Labs Framework – Adaptando práticas de gestão de laboratórios de inovação para solução de problemas complexos foi um dos destaques da 2ª Semana de Inovação do Governo do Distrito Federal. Promovida pela Secretaria de Economia (Seec), por meio da Escola de Governo (Egov), a semana visa fomentar a inovação na gestão pública.
A aula foi conduzida pelo coordenador-geral do LineGov, da Universidade de Brasília, Antônio Isidro, e pela cofundadora do Programa i-LAB Aceleração Aberta, Tatiana Isidro. Eles discutiram a importância de reconhecer a complexidade dos problemas enfrentados no setor público.
“A ideia de abordar inovação é fazer com que servidores públicos, gestores públicos ou profissionais que prestam serviço no setor público possam perceber e ter consciência de que os problemas, as dificuldades, os desafios inerentes ao setor público, porque eles são sistêmicos, são complexos. Ou seja, não dá pra gente definir de forma simples, não dá pra gente definir de maneira reducionista. Então, os problemas se manifestam de maneira complexa, de maneira incerta e reconhecer características é extremamente importante para que a gente saiba como vamos então mobilizar os nossos esforços para resolvê-los,” explicou Antônio Isidro.
O objetivo da oficina foi capacitar os participantes a adaptar práticas de referência de laboratórios de inovação para resolver problemas complexos da atualidade, utilizando as dimensões do Govi-Labs Framework.
A programação da 2ª Semana de Inovação do GDF continua até quinta-feira (6), oferecendo mais de 60 atividades, incluindo debates, oficinas, palestras e mesas redondas, realizadas simultaneamente em toda a Egov.
*Com informações da Seec
Fonte: Agencia Brasília