Pesquisar
Close this search box.

Servidores de órgãos do GDF visitam bacia de detenção do Drenar DF

Servidores do Instituto Brasília Ambiental e das secretarias de Proteção da Ordem Urbanística do

Servidores do Instituto Brasília Ambiental e das secretarias de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) e do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) visitaram, nesta sexta-feira (20), as obras da bacia de detenção do Drenar DF, no Setor de Embaixadas Norte.

A construção da lagoa representa uma das etapas do maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF). Até o momento, as equipes da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) escavaram mais de 227 mil m³ de solo, o que equivale a 90 piscinas olímpicas. A meta é remover 245,8 mil m³ do local.

Situada no interior do Parque Urbano Internacional da Paz, a bacia terá a dupla função de reduzir a pressão do volume de água que desemboca no Lago Paranoá e permitir que tanto a terra quanto o lixo arrastados pelas enxurradas possam ser filtrados e decantados no fundo da lagoa, promovendo a requalificação das águas pluviais captadas.

O reservatório terá a capacidade de armazenar até 96 mil m³ de água, com um volume útil de 70,2 mil m³. O chamado “período de retorno” da bacia é de 25 anos, o que corresponde ao tempo médio previsto entre a ocorrência de uma chuva intensa e a vazão máxima que essa chuva produzirá na rede de drenagem.

Durante a visita, o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, enfatizou a magnitude das obras e o aspecto social do programa. “Eu fiz questão de estar presente aqui hoje para prestigiar essa obra que tem um caráter e uma responsabilidade social. Podemos afirmar que essa é, de fato, uma obra ambiental”, declarou.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU