De 30 de agosto a 6 de setembro de 2025 será realizado no IFB Recanto das Emas o já tradicional Festival Nacional de Teatro de Bolso, que contará com 08 espetáculos, sendo 06 de outros estados e dois do Distrito Federal.
O FNTB tem se consolidado como um dos mais importantes eventos teatrais produzidos na região sul do DF, reunindo artistas e grupos de todo o Brasil durante 7 dias de muita expectativa ao redor da mostra competitiva do Festival, que ao longo dos anos ganhou adesão e credibilidade junto ao público e à imprensa.
O sucesso alcançado pelo FNTB reafirma o quanto as periferias estão organizadas e expõe a riqueza da sua produção cultural, capitalizando a atenção de todo o DF e colaborando com a descentralização do acesso aos bens culturais locais e nacionais, com espetáculos para sala e rua, de maneira que toda essa região se consolide como um polo irradiador da cultura local e nacional.
Todos os espetáculos selecionados concorrerão a troféus nas categorias:
Melhor espetáculo |Melhor direção | Melhor atriz | Melhor ator | Melhor cenário |Melhor figurino |Melhor sonoplastia | Melhor iluminação | Melhor maquiagem | Melhor dramaturgia original.
Os representantes dos grupos receberão cachês de participação, sendo 5 mil reais para espetáculos de outros estados e 3,2 mil reais para espetáculos do DF.: espetáculos de outros estados receberão R$ 5.000,00 espetáculos do Distrito Federal.
Com cerca de 150 mil habitantes, a cidade do Recanto das Emas foi criada para atender a demanda de moradia de baixa renda pelo GDF, na década de 1990. Hoje, a RA é uma cidade em franco desenvolvimento, com uma população que batalha pela melhoria constante da qualidade de vida de sua região. Apesar do grande número de trabalhadores do setor cultural, a cidade ainda não conta com equipamentos culturais como teatro e cinema. No intuito de dar vazão a esta demanda, o produtor e ator Kacus Martins, fundou em 2011, em parceria com produtores e artistas locais, o Teatro H2O: um teatro de bolso com capacidade máxima para 100 pessoas.
Estes espaços de pequeno porte se tornaram uma saída estratégica para suprir a carência da disponibilização de equipamentos culturais de diversas cidades brasileiras, em especial, das periferias das grandes cidades. São potenciais influenciadores das produções culturais locais e do processo de formação de público dessas comunidades, fortalecendo o conceito de ponto de cultura.
A importância do Teatro H2O para a região do Recanto das Emas é notória, pois nesses 12 anos de existência, já passaram pelo espaço produções de teatro e shows de diversas regiões do DF, além de oficinas gratuitas oferecidas à comunidade e a projeção de filmes.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
1/9 – SEGUNDA
A ILHA PROFANA
Grupo Jurubebas de Teatro – Espetáculo Convidado
Uma criança se torna um “encantado” após descobrir que sua avó é uma rasga mortalha, lenda do folclore amazônico ligada à morte. Ele começa uma intensa busca pelo paradeiro de seus pais que podem estar numa ilha encantada no fundo do rio Madeira. Este projeto foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2023-2024.
Classificação: Livre
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
2/9 – TERÇA
OS MAMUTES
Grupo Formigueiro de Teatro
Os Mamutes, a partir de uma livre inspiração da dramaturgia de Jô Bilac, a presenta a trajetória de Leon em busca por um emprego em uma multinacional do ramo alimentício. Essa empresa – mamutes – food – é famosa por seus hamburgueres feitos de carne mamute. Entretanto, em uma realidade diatópica brasileira capitalista, tais “mamutes”, confrontando o herói com seus princípios éticos.
Classificação: 10 anos
Horário: 15h
Duração: 70 minutos
Localização: CEF 602 – Recanto das Emas
2/9 – TERÇA
A SÓS
Grupo Teatral Caparaó
Durante um dia de intensa tempestade, Julia, uma atriz bem-sucedida, convida Heitor, seu namorado e corretor da bolsa de valores, para conhecer a nova casa para a qual ela pretende se mudar, longe do centro da cidade. Devido ao mal tempo, eles ficam presos e incomunicáveis, obrigados a presença um do outro sem qualquer fator externo. A situação incomum deflagra o fato de que eles não se conhecem como imaginavam, e a partir daí suas vidas são passadas a limpo numa redescoberta interior e surpreendente. O espetáculo A SÓS joga luz sobre uma das principais questões da vida contemporânea: como lidamos com o tempo frente a velocidade da urgência cotidiana?
Classificação: 16 anos
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
3/09 – QUARTA
DONA DINHA
Cia. Roupa de ensaio
Entre bonecas, contações e cantigas, revela a vida simples e sábia do interior de Goiás para o mundo. O espetáculo é inspirado nas mulheres do interior – religiosas, conhecedoras das benzeções, da sabedoria popular e principalmente da sabedoria feminina – tudo herdado das mães, avós, bisavós e assim, de lá pra cá –, da palavra na ponta da língua e da prosa solta, muitas vezes sobre a vida de alguém, uma “prosinha marvada” porque conhece todo mundo e de tudo um pouco, ou muito, se a prosa esticar.
Classificação: Livre
Horário: 15h
Duração: 60 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
3/9 – QUARTA
UM LAPSO DE OURO E VINHO
Os Auspices – James Fensterseifer
Nas florestas da Arcádia, depois de mais uma grande festa dionisíaca, o sátiro Sileno se recolhe para descansar. Enquanto repousa, é capturado por soldados que o levam até o Rei Midas. Na Frígia, Rei Midas questiona Sileno sobre o que seria melhor para o ser humano, mas o sátiro não responde e é encarcerado. Na Arcádia, em uma orgia habitual, Dioniso sente falta do tutor e cancela qualquer farra até que encontrem seu amigo. Na prisão, Sileno é reconhecido pelo carcereiro que o salva revelando ao Rei Midas a proximidade do sátiro com deus Dioniso e convencendo-o que ao devolvê-lo haverá uma recompensa.
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Duração: 55 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
4/9 – QUINTA
CAPITÃO FRACASSO – UM CANTO DE AMOR AO TEATRO
Companhia de Teatro
O espetáculo está a sete anos em cartaz encantando o público! Capitão Fracasso
fala da luta, travada por todo artista que assume um compromisso com o teatro e com a
vida. A peça tem na superação, representada em cena por uma companhia de teatro
mambembe, sua digital e sua certeza de que, mesmo tendo superado os anos de retrocesso político, social, cultural e artístico, a sociedade brasileira está reencontrando seu caminho de solidariedade e união.
Classificação: Livre
Horário: 15h
Duração: 60 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
4/9 – QUINTA
CRIATURA, UMA AUTÓPSIA
Bruna Longo
Uma mulher cujo nascimento é intrinsicamente ligado à morte, e a concepção da primeira obra de ficção científica que a torna imortal. O ato da criação, a solidão e a busca por identidade e pertencimento são os temas de Criatura, Uma Autópsia, espetáculo solo de Bruna Longo, fricção entre o romance Frankenstein, ou O Prometeu Moderno e a vida de sua autora Mary Wollstonecraft Godwin (Shelley).
Classificação: 12 anos
Horário: 20 h
Duração: 70 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
5/9 – SEXTA
SALVE ELA! CAROLINA MARIA DE JESUS EM CENA
Os Ciclomáticos Companhia de Teatro
O espetáculo homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus, moradora da favela Canindé, em São Paulo (SP). Ela trabalhava como catadora de papel e relatava sua triste realidade nas folhas dos cadernos encontrados no lixo. O texto de Carolina tornou-se público por meio do seu primeiro livro Quarto de despejo: diário de uma favelada – obra que inspirou a peça.
Classificação: 10 anos
Horário: 15h
Duração: 50 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
5/9 – SEXTA
CORTE SECO
Coletivo 451
A complexidade psicológica de uma vítima do abuso sexual infantil e a tentativa dela de ordenar seus traumas e dar sentido ao caos interno. O espetáculo não tem a intenção de oferecer respostas fáceis,
espelhando a complexidade do tema. A peça, em sua estrutura fragmentada, com forte presença física das atrizes e o uso do teatro hip-hop como linguagem cênica, não apenas expõe cenicamente a dor da protagonista, como também convida o público a refletir sobre os silêncios e cicatrizes invisíveis que permeiam o tema.
Classificação: 16 anos
Horário: 20 h
Duração: 70 minutos
Localização: Espaço Cultural H2O, QD 104 – Recanto das Emas
6/9 – SÁBADO
ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO
Fonte: Josuel Junior