Seguem até esta quarta-feira (26) as atividades do curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI básico), como parte das ações do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema). O treinamento, das 8h às 17h, está sendo realizado no 2º Grupamento dos Bombeiros Militar, em Taguatinga.
“O curso visa à capacitação de diversos órgãos que integram o Ppcif, com objetivo de preparar o corpo técnico dos servidores que atuam na temática de incêndios florestais para aprimorar ainda mais a eficácia no combate aos incêndios florestais de grande proporção”, resume a coordenadora do Ppcif, Carolina Schubart.
Com uma carga horária de 20 horas, o treinamento tem aulas teóricas e um simulado de mesa no próprio grupamento do CBMDF. “Capacitar nossos servidores é garantir uma resposta rápida e eficiente, minimizando os danos ambientais e protegendo a biodiversidade da nossa região”, avalia o titular da Sma, Gubemberg Gomes.
Modelo internacional
Atuando como bombeiro florestal desde 2012, Gilberto Aparecido de Castro aproveita para fazer uma reciclagem nos ensinamentos. “É de fundamental importância para o bombeiro florestal, uma ferramenta que gerencia os riscos e mitiga os gastos”, afirma.
“Está sendo muito importante essa parceria do Corpo de Bombeiros e a atenção do Estado para com a comunidade”, reforça a brigadista Emily Oliveira da Silva, de Planaltina. “Eu faço parte da brigada voluntária Sucupira. Nós iniciamos a brigada voluntária feminina e estamos querendo essa representação das mulheres nas brigadas.”
O curso tem como foco o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), uma ferramenta desenvolvida na década de 1970 para gestão no combate aos incêndios florestais na Califórnia, nos Estados Unidos. Atualmente, o SCI é utilizado por diversas unidades da Federação, inclusive o Distrito Federal.
*Com informações da Sema
Fonte: Agencia Brasília