Nesta quinta-feira (4), o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, reuniu-se com lideranças para alinhar os detalhes em andamento para o recebimento da Acreditação que será realizada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Acreditação é um método de avaliação e certificação de ações relativas à qualidade e à segurança da assistência no setor de saúde.
A reunião ocorreu na UPA Ceilândia 1, que é a unidade-piloto que está prevista para receber a Acreditação ONA, selo de qualidade conceituado no campo da saúde, aplicável a estabelecimentos médicos. Trata-se de uma certificação específica, incorporando um sistema rigoroso de avaliação e certificação de qualidade em serviços de saúde diversos. O foco é aprimorar a segurança e elevar os padrões de qualidade em todos os processos, impulsionando a melhoria contínua.
O objetivo é se tornar a primeira Unidade de Pronto Atendimento certificada ONA no Centro-Oeste do país. Atualmente no Brasil apenas 11 UPAs são certificadas. O projeto para receber a certificação teve início em janeiro de 2024, e vem envolvendo todas as áreas e equipes administrativas do IgesDF. A Acreditação ONA da UPA de Ceilândia 1 está prevista para ser realizada em novembro deste ano.
A reunião tratou de pontos críticos que precisam ser desenvolvidos pelas lideranças para alcançar os requisitos estabelecidos pelo órgão certificador. Foi avaliado como anda o progresso das equipes envolvidas e o desdobramento das ações já em andamento.
O superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua, Clayton de Sousa Lima, alertou os participantes sobre uma auditoria interna que será realizada em breve pela equipe. Será montado um cronograma que irá envolver todas as áreas, com participação obrigatória, para que sejam identificados os pontos que precisam de atenção. “Vai ser um simulado de como será a auditoria em novembro”, disse Clayton.
O diretor-presidente do IgesDF aproveitou a oportunidade para visitar a área assistencial da UPA, inspecionando as atividades e o atendimento aos usuários. Juracy fez questão de falar com os pacientes que relataram como estavam sendo tratados e falaram sobre suas dificuldades.
O gestor reforçou à equipe que confia no trabalho de todos os líderes e colaboradores envolvidos no processo e cobrou proatividade, pediu foco na jornada do paciente e atenção aos pré-requisitos exigidos pela ONA. “Acredito muito no trabalho de vocês e que vamos alcançar a certificação”, finalizou Juracy.
*Com informações do IgesDF
Fonte: Agencia Brasília