Pesquisar
Close this search box.

Cooperativa Vinícola Garibaldi lança vinho com variedade única no Brasil: Garibaldi VG Palava

A Cooperativa Vinícola Garibaldi, em sua busca incessante por inovação, lança o primeiro vinho

A Cooperativa Vinícola Garibaldi, em sua busca incessante por inovação, lança o primeiro vinho da variedade Palava produzida no Brasil, o Garibaldi VG Palava. Este lançamento é fruto de um extenso trabalho de pesquisa em seus vinhedos experimentais, reforçando a missão quase centenária da vinícola de oferecer rótulos diferenciados e comprometidos com a experiência sensorial dos consumidores.

O Garibaldi VG Palava é um vinho branco varietal notável por seu perfil aromático. Segundo o enólogo da cooperativa, Ricardo Morari, o vinho exibe notas complexas de frutas de caroço, como pêssego e nectarina, além de um toque floral de rosas. “É um vinho com várias camadas de aroma”, afirma Morari. Além dos aromas, o rótulo apresenta boa acidez e frescor, essenciais para os vinhos brancos, e um retrogosto intenso que prolonga a experiência dos mesmos aromas na boca.

Garibaldi VG Palava. Crédito: Philogus

A uva Palava, originária da República Tcheca, é uma das mais de 60 variedades testadas no vinhedos experimentais da cooperativa para avaliar a sua adaptabilidade ao terroir local. Essa casta, resultado do cruzamento entre Traminer e Müller Thurgau, demonstrou-se promissora, assim como a Viognier, cujo espumante, lançado em 2023, já conquistou prêmios na França e na Hungria. “A Palava nos permite criar vinhos de grande potencial”, comenta Evandro Bosa, gerente técnico da cooperativa.

Embora seja menos conhecida, a Palava tem grande identificação com seu país de origem e é vinificada em branco. Possui um frescor acentuado e um aroma pronunciado, características das variedades Traminer, além de excelente acidez e corpo. A uva prefere climas frios e solos com pouca ou média matéria orgânica, adaptando-se bem tanto a relevos planos quanto montanhosos. Além disso, apresenta boa resistência a doenças fúngicas, com tratos culturais e fitossanitários semelhantes aos de outras uvas viníferas.

Garibaldi VG Palava. Crédito: Philogus

O plantio da Palava na cooperativa começou em 2019. Atualmente, três cooperados cultivam a variedade, totalizando dois hectares nos municípios de Santa Tereza e Garibaldi, no Rio Grande do Sul. João Paulo Berra, um dos cooperados, dedica 0,25 hectare de sua propriedade em Santa Tereza ao cultivo da uva tcheca. A primeira safra, colhida neste ano, rendeu seis toneladas. “Uma das principais qualidades da Palava é seu elevado teor de açúcar. Essa iniciativa da cooperativa em buscar novas variedades é muito boa, pois oferece alternativas às já convencionais que são uma tradição aqui, uma vez que no mundo existem tantas castas com bom potencial, como é o caso da Palava”, observa Berra.

Com o lançamento do Garibaldi VG Palava, a Cooperativa Vinícola Garibaldi não apenas introduz uma nova variedade ao mercado brasileiro, mas também continua a diversificar e enriquecer a tradição vinícola do país com inovação e qualidade.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU