O mês de setembro começa com uma novidade para os usuários da Biblioteca Central (BCE) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A partir desta segunda-feira (2), o local funcionará com novo horário, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Com a ampliação do expediente, o público-alvo poderá usufruir de todos os serviços da biblioteca, que incluem consulta e empréstimo de livros, acesso às bases de dados e ao portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), além de wi-fi gratuito e utilização dos espaços de estudo.
Segundo o coordenador da BCE, Maurício Marques, a ampliação do horário era uma demanda antiga dos estudantes, e só foi possível graças a uma readequação de logística e aumento do quadro de pessoal da biblioteca. “Com a chegada de novos servidores, provenientes da nomeação do concurso da carreira de políticas públicas e gestão governamental, conseguimos realizar essa expansão”, explica. Os novos servidores chegaram há cerca de três meses.
Somente em agosto, mais de 6 mil pessoas circularam na biblioteca central, e a expectativa é que o novo horário proporcione ainda mais comodidade e acessibilidade. “[Os discentes] geralmente têm uma grade diurna e muitas vezes saem das aulas e das ações nos cenários de saúde e tutoriais e fazem uso da biblioteca para estudos e pesquisas após essas atividades”, aponta Maurício.
Melhorias na estrutura física
Pensando em atender melhor às necessidades de estudantes, preceptores, docentes, residentes e pesquisadores que frequentam a biblioteca da Fepecs, já está em andamento um novo projeto estrutural para a BCE. A previsão é que em 2025 a unidade ganhe novas salas de estudos e uma sala direcionada para a realização de treinamentos.
Fundada em 2005, a BCE faz parte da Rede de Bibliotecas (Rebis), composta por dez delas, divididas entre hospitais e outras unidades da estrutura da Secretaria de Saúde (SES-DF). Tendo como foco as ciências da saúde, o acervo da BCE é atualizado a partir de sugestões dos professores, do centro acadêmico ou dos próprios alunos.
*Com informações da Fepecs
Fonte: Agencia Brasília