Em homenagem ao cineasta e documentarista Vladimir Carvalho da Silva, o governador Ibaneis Rocha nomeou a sala de exibições do Cine Brasília como Sala de Cinema Vladimir Carvalho. O decreto nº 46.498 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (6) em reconhecimento por sua contribuição para a cinematografia nacional e pela valorização da cultura brasileira.
Paraibano de Itabaiana, o artista abraçou Brasília e escolheu a capital da República para praticar e partilhar a sua arte. Vladimir faleceu no último dia 24 aos 89 anos, em consequência de um infarto. Considerado um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro, ele produziu mais de dez documentários que permeiam a política e a história nacional.
Segundo o decreto, ficará a cargo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) providenciar a sinalização e divulgação necessária para identificar a Sala de Cinema Vladimir Carvalho.
O artista foi um dos fundadores do curso de cinema da Universidade de Brasília (UnB), instituição pela qual tornou-se professor emérito em 2012. De Romeiros da Guia (1962) a O País de São Saruê, Barra 68 e Rock Brasília – Era de Ouro (2011), Vladimir Carvalho deixa uma extensa colaboração e um importante acervo para o país.
Fonte: Agencia Brasília