Pesquisar
Close this search box.

Planetário de Brasília nomeia três novos embaixadores mirins da ciência

O Planetário de Brasília nomeou, nesta sexta-feira (8), três novos embaixadores mirins com a


O Planetário de Brasília nomeou, nesta sexta-feira (8), três novos embaixadores mirins com a missão de divulgar a ciência e promover a transformação na sociedade. Os jovens Luna, Theo e Mikhael, apaixonados por astronomia e inovação, prometem fazer a diferença com o novo título.

“A responsabilidade de ser embaixadora é levar cada vez mais a ciência para as pessoas”, afirma Luna Abiorana Guedes, 7, a mais jovem do grupo. Com apenas alguns anos de estudo, a pequena já destaca a importância do interesse científico: “Se você estuda muito sobre isso, pode alcançar muitas oportunidades, como se tornar embaixadora do Planetário.”

Mikhael Monteiro: ““Quero divulgar ciência, tecnologia e inovação para que mais pessoas venham aprender sobre o universo aqui no Planetário” | Fotos: Agência Brasília

Seu irmão mais velho, Theo Abiorana Guedes, 9, pretende compartilhar o que aprendeu ao longo dos anos no Planetário. “Foi aqui que comecei a me interessar por astronomia. Já assisti a muitos filmes, participei da colônia de férias daqui. O Planetário faz parte da minha vida, e quero divulgar o local para que mais pessoas se interessem pelo assunto”, explica.

Apaixonado pela ciência, Mikhael Stefanini Monteiro, 9, foi mestre de cerimônia na celebração dos 50 anos do Planetário e, com a nova função de embaixador, está comprometido em divulgar o espaço, pelo qual é apaixonado: “Quero divulgar ciência, tecnologia e inovação para que mais pessoas venham aprender sobre o universo aqui no Planetário”.

“Escolhemos pessoas com uma ligação próxima ao Planetário e que têm o potencial de inspirar outras a se apaixonarem pela ciência e astronomia”

Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

A iniciativa de promover embaixadores para o Planetário surgiu este ano, na comemoração do cinquentenário do espaço. “Escolhemos pessoas com uma ligação próxima ao Planetário e que têm o potencial de inspirar outras a se apaixonarem pela ciência e astronomia”, destaca Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com os novos embaixadores, o Planetário de Brasília agora conta com sete representantes dedicados à divulgação científica. “Esperamos que eles sejam porta-vozes do Planetário e levem essa experiência para mais pessoas”, conclui Reisman.

Incentivo dos pais

Desde que notaram o interesse dos filhos pela ciência, há cinco anos, Fernanda Abiorana, 46, e Marcelo Guedes, 49, incentivam Luna e Theo a desenvolverem seu amor pela astronomia. “Eles começaram a se interessar pelas características dos planetas, então compramos livros sobre o assunto”, conta Fernanda. A curiosidade cresceu e levou-os a investir em um telescópio para observações em locais como a Praça dos Cristais e o próprio Planetário.

Fernanda Abiorana incentiva desde cedo o interesse em ciência nos filhos Luna e Theo

Após os bons resultados dos filhos em olimpíadas científicas, a família se mudou para Fortaleza, onde Luna e Theo estudam com bolsas integrais. “É um orgulho enorme voltar a Brasília e vê-los receber esse título. A iniciativa do Planetário em reconhecer as crianças é memorável, pois incentiva outras famílias e jovens a se interessarem pelo tema. É um ciclo positivo de aproximação com a ciência”, ressalta Marcelo.

Para Gisele Stefanini, 50, mãe de Mikhael e professora, o Planetário foi essencial para aprofundar o interesse do filho pela astronomia. “A curiosidade que ele sempre teve se expandiu com as visitas ao Planetário e, hoje, ele faz parte desse grupo de embaixadores com muita alegria”, comemora.



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pesquisar
Close this search box.

BUSCAR

MENU