A 46ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), desembarca em Brazlândia com uma série de serviços voltados à população e uma grande novidade: o lançamento do projeto Um Novo Olhar para a Melhoridade. O evento será realizado sexta (7), das 9h às 16h, e sábado (8), das 9h às 12h, em frente ao Restaurante Comunitário da cidade.
A iniciativa, que será realizada ao longo de sete meses, tem como objetivo atender 3.500 pessoas idosas, oferecendo exames oftalmológicos completos e óculos gratuitos. O projeto da secretaria, em parceria com a ONG Renovatio, financiado por emendas parlamentares, oferecerá para este público, de forma totalmente gratuita, exames de vista, pressão intraocular, auto refração, retinografia, biomicroscopia, fundoscopia, consulta médica com oftalmologista e a doação de óculos para todos os participantes.
Essa ação será levada a todas as regiões administrativas por onde passar o GDF Mais Perto do Cidadão nos próximos meses. Nesta edição de Brazlândia serão atendidas 150 pessoas idosas nos dois dias do evento, sendo 50 por turno.
“Este projeto está dentro da proposta do programa Viver 60+, da Sejus, que busca garantir mais qualidade de vida à população idosa do DF. Sabemos que a saúde ocular é essencial para a autonomia e o bem-estar dos nossos idosos. Nosso compromisso é promover inclusão, dignidade e acesso a serviços essenciais, assegurando que cada pessoa idosa do DF tenha a oportunidade de enxergar o mundo com mais clareza e qualidade”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Outros destaques
Além dos serviços de saúde visual, esta edição do GDF Mais Perto do Cidadão contará com um espaço exclusivo para inscrições no programa Casamento Comunitário, outra iniciativa da Sejus-DF que, em 2025, vai oficializar a união de 600 casais. O programa terá quatro edições ao longo do ano, cada uma com 150 casais, sendo a primeira já no dia 23 de março. No local, uma equipe da secretaria estará disponível para orientar sobre os documentos necessários e o processo de inscrição, que será rápido e descomplicado. Para participar, os noivos precisam comprovar que não têm condições financeiras de arcar com os custos do casamento, por meio do preenchimento da declaração de hipossuficiência, além de residirem no DF.
Outro destaque do evento será a sexta edição do curso Nasce uma Estrela, voltado para gestantes e mães de recém-nascidos. A ideia é oferecer orientações essenciais sobre os cuidados com o bebê, como aliviar cólicas, garantir uma amamentação adequada e preservar a qualidade de vida da mãe no pós-parto. O curso já beneficiou mais de 500 mulheres em cidades como São Sebastião, Paranoá, Ceilândia, Sobradinho e Planaltina. Agora, em Brazlândia, a expectativa é atender mais 100 participantes.
Cidadania e bem-estar
Os moradores de Brazlândia que participarem do evento terão acesso aos serviços tradicionais do Na Hora, da Sejus-DF e da Polícia Civil, além de atendimentos oferecidos por outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Haverá, ainda, atividades para pets, apresentações artísticas, espaço infantil e serviços voltados para beleza e bem-estar. Outro destaque da programação é o estande do Direito Delas, programa da Sejus-DF que oferece informações e orientações sobre a prevenção da violência contra mulheres.
46º GDF Mais Perto do Cidadão – Brazlândia
Local: Vila São José, Quadra 36, Área Especial 01 – Em frente ao Restaurante Comunitário
Data: Sexta-feira (7) e sábado (8)
Horário: Sexta-feira, das 9h às 16h; sábado, das 9h às 12h
*Com informações da Sejus-DF
Fonte: Agencia Brasília