O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas) publicou, nesta sexta (21), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a portaria nº 13/2025, que institui o Plano de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (PCDP). O objetivo é estabelecer diretrizes e ações voltadas ao desenvolvimento profissional dos servidores do instituto.
“A implementação dessas importantes medidas busca incentivar a valorização profissional, proporcionando oportunidades de crescimento dentro do instituto e a qualificação da equipe, para garantir um serviço público mais eficiente”
Ana Paula Cardoso, diretora-presidente do Inas-DF
O plano vai ao encontro dos objetivos estratégicos do Inas e busca a valorização de seu quadro funcional, com foco na qualificação e melhoria dos serviços prestados. Serão oferecidos cursos, treinamentos, seminários e congressos, entre outras iniciativas.
São cinco os eixos principais do PCDP:
⇒ Governança e Gestão – ações para o aprimoramento da governança, transparência, gestão, inovação e liderança;
⇒ Técnico – ações para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e do desempenho profissional com foco em resultados;
⇒ Comportamental- ações que promovam a saúde e a segurança do trabalho e as interações sociais estabelecidas no ambiente de trabalho, abrangendo as relações entre os pares;
⇒Técnico e Gerencial em Inovação e Transformação Digital – ações para suporte da governança e gestão, segurança da informação, proteção de dados, desenvolvimento de soluções, infraestrutura e serviços;
⇒Ética e Integridade – ações sobre valores éticos e do Programa de Integridade Pública do instituto.
Força de trabalho
Na última quinta-feira (20), a direção do Inas reuniu-se com especialistas da Secretaria- Executiva de Gestão Administrativa (Segea) da Secretaria de Economia (Seec-DF) para definir estratégias de aprimoramento da gestão dos colaboradores do instituto.
Em parceria com a Segea, será executado o dimensionamento da força de trabalho, que consiste na identificação e análise quantitativa e qualitativa necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho da autarquia.
“A implementação dessas duas importantes medidas busca incentivar a valorização profissional, proporcionando oportunidades de crescimento dentro do instituto e a qualificação da equipe, para garantir um serviço público mais eficiente”, afirma a diretora-presidente do Inas, Ana Paula Cardoso.
*Com informações do Inas-DF
Fonte: Agencia Brasília